O que é preciso para ser um professor universitário?

O caminho para ser professor universitário é um pouco mais longo do que os outros tipos de magistério. Por se tratar de uma área de ensino onde se formam novos profissionais, as exigências se tornam diferentes.

No ensino superior privado, para se tornar um professor universitário geralmente as instituições exigem no mínimo uma pós-graduação lato-sensu (especialização), enquanto que para ser professor universitário do ensino público, as faculdades podem exigir também um mestrado ou doutorado

Além dos títulos que são muito importantes e bagagem que os acompanha, algumas características são fundamentais para conseguir destaque e sucesso na área acadêmica. Confira:

Qualificação

A qualificação é fundamental para entrar no mercado acadêmico. Algumas instituições menores utilizam como requisito apenas uma pós-graduação lato sensu para o docente iniciante. Nesse caso, fica mais fácil para quem cursa uma Licenciatura. Porém, o mais comum é que a titulação mínima exigida seja a de um mestrado acadêmico, que funciona como um meio de manter um corpo docente qualificado.

Treinamento

Durante o curso de mestrado e doutorado, o aluno tem a oportunidade de realizar um estágio de docência. É ideal para vencer a insegurança e se preparar para conduzir uma turma de estudantes. Outra sugestão de treinamento é através de cursos de extensão e palestras, que são disponibilizados por instituições inclusive na modalidade à distância.

Atualização

O professor universitário precisa manter-se em constante atualização, uma forma de conseguir isso é com a participação em eventos e o acompanhamento de publicações científicas para conhecer todas as novidades do campo de conhecimento.