Dia Mundial de Combate ao Câncer: saiba mais sobre a enfermagem oncológica

O dia 4 de fevereiro é a data escolhida para conscientização e a educação mundial sobre o câncer. O Dia Mundial de Combate ao Câncer é uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, a Campanha busca influenciar governos e indivíduos para que se mobilizem pelo controle do câncer.

E quando o assunto  é o tratamento e conscientização do câncer não podemos deixar de falar dos profissionais envolvidos nesse processo, por isso, hoje vamos falar um pouco sobre a enfermagem voltada para o tratamento oncológico, uma área muito importante dentro da profissão.

Pessoas com câncer demandam um cuidado multidisciplinar. Por isso, a Enfermagem e a Oncologia andam juntas. Nesse sentido, o enfermeiro pode optar por esse segmento, atuando no atendimento especializado a esses pacientes em hospitais, clínicas e home care.

O enfermeiro oncológico é o profissional que vai prestar assistência ao paciente, em todas as fases do tratamento do câncer. Desde o diagnóstico da doença, passando pelas várias fases do tratamento como a cirurgia, a radioterapia, e o tratamento com medicamentos e quimioterapia. Além de tomar providências administrativas para a liberação e agendamento dos procedimentos.

O profissional também tem um papel educacional, orientando tanto o paciente quanto os familiares durante o tratamento. Outra atribuição é elaborar protocolos terapêuticos de enfermagem na prevenção, tratamento e minimização dos efeitos colaterais em clientes submetidos ao tratamento.

Para trabalhar nessa área o primeiro passo é se formar em Enfermagem e a escolha de uma instituição com qualidade no ensino é fundamental. A Faculdade São Luís de França oferece o curso presencial e conta com uma equipe de professores qualificados. Com essa formação, você adquire conhecimentos e habilidades voltados para o cuidado do paciente de forma global, prezando pela sua saúde, bem-estar e segurança.