Com toda certeza você já deve ter ouvido falar de cada uma dessas atividades, mas será que todo mundo sabe realmente diferenciá-las? Apesar de cada uma delas buscar, dentro dos seus próprios conceitos e base, o desenvolvimento pessoal e impulsionar a qualidade de vida do indivíduo, elas trabalham objetivos, práticas e resultados de formas diferentes.
A dúvida é: como saber qual das três buscar diante das suas dificuldades ou objetivos? Para isso, entenda os conceitos:
Coach
O verbo to coach, em inglês, é treinar. Esse profissional te ajuda a olhar com clareza para o que você quer, definir bem seu objetivo e a pensar passos para chegar ao topo do seu sucesso. Com uma perspectiva prática, o coach dialoga com você a fim de combater barreiras que você mesmo impõe a si, as chamadas crenças limitantes.
Mentor
O mentor é um profissional consolidado que já construiu uma trajetória relevante em um segmento. O trabalho de mentoria parte da narrativa do mentor, que é uma espécie de conselheiro. Alguém que dá direcionamentos com base no que já viveu e enxerga no mercado.
Terapeuta
A psicoterapia é feita por um psicólogo e é um acompanhamento de longo prazo. Com o terapeuta, você se conhecerá melhor a cada dia e aprenderá a lidar com as próprias emoções, com o ambiente ao redor e desafios impostos por situações entre amigos e familiares.
Agora que você entendeu a diferença entre coach, mentor e terapeuta fica mais fácil entender qual melhor profissional para atender suas expectativas.