Você sabe quais são os principais tipos de TCC?

Existem vários tipos de pesquisa TCC. No entanto, serão apresentados os três principais adotados nos trabalhos de conclusão de curso nas faculdades e universidades brasileiras. Confira:

Monografia: A monografia é um tipo de TCC que transcende a graduação e também pode ser feita em cursos de pós-graduação. O objetivo da monografia é colocar o aluno em contato com a área de pesquisa acadêmica.

A construção desse tipo de TCC é feita a partir do cumprimento de algumas etapas que caracterizam a pesquisa científica. São elas: construção de um pré-projeto e um projeto, execução da pesquisa e redação da monografia.

Na primeira etapa é decidido, com auxílio do orientador, qual será o tema tratado e o recorte, quando mais específico melhor. Também é preciso identificar um problema relativo ao objeto e suas possíveis hipóteses de conclusão da pesquisa. Na segunda, o trabalho de pesquisa é mais exaustivo e possui um método de execução específico, de acordo com o que está sendo estudado. O processo de desenvolvimento e os resultados, por fim, serão relatados no última etapa, a monografia.

Estudo de caso: Outro tipo de pesquisa mais utilizado entre as faculdades brasileiras é a análise prática de um ou mais objeto de estudo. Para que isso seja possível, além de uma base teórica, o trabalho consiste na observação científica.

Este tipo de estudo é bastante utilizado para averiguar o comportamento do objeto escolhido. Pode ser feita com pessoas, grupos, empresas, ambiente, fenômenos, entre outros. Como o estudo será específico para tal classe ou unidade, os resultados não poderão ser generalizados e utilizados para representar outros objetos semelhantes. E para a execução dele, geralmente, o aluno deve ir à campo recolher informações.

Artigo Acadêmico: Semelhante ao TCC tipo monografia, artigos acadêmicos também possuem a proposta de construção do assunto. É necessário realizar uma pesquisa científica que, por sua vez, resultará no artigo. O artigo acadêmico tem por objetivo apresentar a qualquer pessoa que leia o assunto da pesquisa e seus resultados de forma clara e sucinta.

A intenção é que ele possua uma média de 20 páginas. Sua estruturação segue o padrão de leitura comum a publicações de embasamento acadêmico, com: Introdução, Fundamentação teórica, Desenvolvimento do assunto, Análise e comparações do assunto e Conclusão. Vale ressaltar que a estrutura pode variar para cada curso e instituição.