MENU
Menu Principal

Glossário: Gestão de pessoas


às 12h18
Compartilhe:

Na editoria glossário desta semana, vamos abordar alguns termos usados no setor de Recursos Humanos e entender alguns conceitos comuns da área. Confira:

Absenteísmo – Absenteísmo é o índice de funcionários que não comparecem para trabalhar.

Application Programming Interface (API) – Em português, o termo API pode ser traduzido como “Interface de Programação de Aplicação”. Tecnicamente falando, é um conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por um software para a utilização das suas funcionalidades por outros aplicativos. Esse código de programação funciona como uma porta, permitindo a integração entre software de ponto e outros sistemas de RH.

Arquivo Fonte de Dados (AFD) – O AFD refere-se ao arquivo gerado pelo equipamento de registro eletrônico de ponto, com todas as marcações registradas.

Arquivo Fonte de Dados Tratados (AFDT) – O AFDF é o arquivo de marcações gerado, AFD, contendo as marcações de ajustes, incluídas ou alteradas através do Sistema de Registro Eletrônico de Ponto (SREP).

Arquivo de Controle de Jornada para Efeito Fiscal (ACJEF) – O ACJEF lista as jornadas de trabalho realizadas pelos colaboradores (trabalho, faltas, horas extras, etc).

Automação de processos – Várias rotinas manuais – inclusive as do RH – podem ser executadas por máquinas ou sistemas de computação. Na automação de processos, a tecnologia substitui o humano em algumas tarefas burocráticas.

Banco de Horas – O banco de horas é um acordo feito entre a empresa e os funcionários, flexibilizando o cumprimento da jornada. Ele viabiliza somar horas trabalhadas além da jornada e trocá-las por folgas, ao invés da reposição em dinheiro.

Compartilhe: