O mundo em que vivemos é testemunha de mudanças rápidas e significativas, devido às inovações tecnológicas. A humanidade está ingressando em uma nova era em que a junção de tecnologias físicas, digitais e biológicas vai modificar totalmente a forma como trabalhamos.
Confira a seguir algumas competências e habilidades importantes e que um bom profissional precisa ter:
Inteligência Emocional: Autoconhecimento para controlar os sentimentos, alterações de humor e tudo que envolve o nosso lado psicológico, que as máquinas não têm.
Pensamento Crítico: Sempre serão valorizados colaboradores que são capazes de julgar a qualidade das informações.
Habilidades em Tecnologia: Esteja atento às novas tecnologias e aplicativos que possam contribuir com o seu trabalho. Adaptá-los à rotina é importante com horário de início e término, check-list de atividades, tarefas de médio e longo prazo em planejamentos e foco são fundamentais.
Adaptação e Flexibilidade: Tenha em mente que as profissões evoluem e no futuro existirão outras profissões, com outras necessidades.
Criatividade: Os algoritmos, as máquinas e os robôs funcionam bem, mas eles não conseguem ser criativos como os humanos. Procure atividades que possam estimular a criatividade, seja individual ou em grupo.
Habilidades de Liderança: Não é só fundamental para aqueles que estão no topo de uma hierarquia corporativa, mas para todos os colaboradores de uma empresa. É compreender como fazer melhor e inspirar a equipe.
Julgamento e Tomada de Decisão: As máquinas conseguem analisar os algoritmos em uma velocidade superior que os humanos, mas são incapazes de tomar decisões e analisar os dados com profundidade.
Colaboração: Em meio a tanta tecnologia, as organizações vão buscar por funcionários capazes de interagir bem com a equipe, que sejam capazes de compartilhar conhecimento para trazer bons resultados para a empresa.
Alfabetização de Dados: É o combustível da quarta revolução industrial, trazer conhecimento para interpretar e analisar dados e gráficos. Conhecer estatística, analisar tendências e números são vitais para o profissional do futuro.
Inteligência Cultural e Diversidade: Respeitar as diferenças é uma das habilidades do futuro, pois as organizações estão cada vez mais operando além das fronteiras. São comuns projetos desenvolvidos à distância com equipes de vários países. Conduzir novos projetos, criar e cumprir um cronograma e validar ideias para novos produtos e serviços devem ser feitos à distância.