MENU
Menu Principal

Dicas de como perder a timidez em sala de aula


às 13h11
Compartilhe:

Para perder a timidez em sala de aula é preciso estar ciente de que o processo é gradativo. Não existe receita pronta para se tornar uma pessoa extrovertida e “aberta”.  Existem diferentes práticas na luta contra a timidez em excesso. Aqui você vai encontrar algumas dicas sobre como deixar de ser tímido na sala de aula. Confira: 

Esteja perto de quem lhe faz bem e feliz

O primeiro passo é encontrar aquelas pessoas que lhe fazem bem. Sempre haverá aqueles amigos que têm uma maior “transferência” e identificação. Foque em encontrá-los, pois isso fará com que você se sinta mais acolhido e feliz. E lembre-se de que essa relação próxima acontece naturalmente. Forçar algo assim pode fazer com que você entre em relações de amizade tóxicas.

Cuidado com cobranças exageradas

É comum que a timidez esteja acompanhada de cobranças exageradas sobre si mesmo. Pessoas tímidas acreditam ser inaceitável qualquer tipo de falha, o que leva ao medo de se arriscar e tentar fazer novas amizades ou realizar atividades fora da sua rotina.

Pratique

Sim, superar a timidez também exige prática. Não é de uma hora para a outra que você estará interagindo sem medo do que pode acontecer. É importante colocar em prática atitudes simples. Você pode, durante a aula, realizar alguma pergunta sobre o tema discutido, pedir indicação de algum livro, iniciar uma conversa com algum colega da classe, treinar para falar nos seminários, entre outras.

Autoconhecimento

Você sabe quais são suas maiores limitações? E seus maiores dons? Você tem consciência das coisas que te fazem feliz? O que te aborrece? Se conhecer é importantíssimo para evoluir, se aceitar e buscar as mudanças necessárias. Quando você tem consciência de suas limitações, consegue trabalhar para se desenvolver.

Inteligência Emocional

Um dos fatores que podem causar a timidez é a falta de Inteligência Emocional. O medo de perder o controle das emoções pode fazer uma pessoa se fechar para não correr o risco de passar vergonha.

Busque ajuda especializada 

Nem sempre é possível vencer a timidez sozinho (a), por isso contar com a ajuda de um profissional pode ser fundamental para superar certas barreiras. Psicólogos e Terapeutas Comportamentais são alguns dos profissionais que atuam nesse campo. 

Compartilhe: