Mitos e verdades sobre a vida universitária

Após passar três anos no ensino médio, ou um longo período fazendo cursinho, você provavelmente já ouviu várias coisas sobre como é faculdade, não é mesmo? Pode ter certeza que você vai se surpreender em vários sentidos, positiva e negativamente.

A faculdade é uma caixinha de surpresas e é isso que faz dela uma época memorável das nossas vidas. Confere abaixo alguns mitos e verdades sobre a vida universitária que podem te ajudar a se preparar para essa nova jornada.

A vida na faculdade é só festa – MITO

Aposto que mesmo sem ter entrado na faculdade você já viu várias fotos de eventos legais ou até mesmo já foi convidado para uma “calourada” e, por isso, acha que universidade é sinônimo de festa. Mas a realidade universitária não é bem uma festa.  Existem sim festas ao longo da faculdade, mas elas acontecem uma ou duas vezes no semestre, para receber os calouros e para comemorar o final de uma etapa.

Isso não significa que a vida acadêmica é chata ou exaustiva, significa apenas que é um momento em que você está batalhando para o seu sonho e que estudar é preciso para alcançar seus objetivos. Você só terá que encontrar um equilíbrio entre sua vida social e seus estudos, mas garantimos que é possível se divertir mesmo nos períodos mais difíceis.

Liberdade para tomar decisões – VERDADE

Na universidade, os professores são bem diferentes do que vemos no Ensino Médio. Você será livre para tomar suas próprias decisões, no entanto, “com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades”. Por isso, essa liberdade precisa ser encarada com seriedade.

Converse com os professores e os veteranos do curso. Ouça conselhos e dicas de quem já esteve no seu lugar e tire o máximo proveito dessa liberdade.

Estudar apenas o que você gosta – MITO

Essa é uma ideia muito difundida, especialmente durante o Ensino Médio. A lenda diz que a universidade é um local onde você só estudará os temas pelos quais tem interesse e nada será cansativo ou difícil.

Por mais que você escolha o curso, isso não significa que a grade foi pensada para você. Lembre-se que o foco é sua formação profissional. Alguns temas poderão ser maçantes, mas essenciais para seu futuro.

Em algum momento, você vai sentir saudades de casa – VERDADE

A ida a universidade é marcada por uma fase de liberdade e, inclusive, esperada por muitos, mas em meio a tantas festas, aulas e novas amizades, quando você menos espera aquela saudade da família e do conforto de casa vai bater. Por isso é importante manter o contato com a sua principal rede de apoio, mesmo que de forma virtual para amenizar essa falta.