MENU
Menu Principal

Veja algumas dicas que vão ajudar a estudar português para concursos 


às 15h16
Compartilhe:

Falar e escrever o português corretamente é essencial em qualquer profissão e no nosso dia a dia. Agora para quem pretende passar em um concurso público o português é primordial, se sair bem nas questões relacionadas à disciplina pode fazer toda a diferença na hora da nota final. Por isso, separamos algumas orientações para que você comece a se preparar.

1 – Domine o uso da crase – esse é um dos conteúdos mais cobrados nas provas de Língua Portuguesa e costumam confundir muita gente. Por isso, mesmo que você já tenha conhecimento sobre suas regras, é importante fazer uma revisão sobre os casos em que ela é utilizada, com atenção às exceções e ao uso facultativo.

2 – Interpretação de texto – esse quesito é um desafio para muitos candidatos. A complexidade da questão não se restringe apenas em saber o conteúdo, mas à necessidade de entender o seu enunciado.

3 – Comece a usar a gramática – seja em papel ou digital, ter ela como apoio ao seu estudo é indispensável. Uma dica são as gramáticas específicas para concursos públicos elaboradas por especialistas em Língua Portuguesa. Além de reforçar seu conhecimento na disciplina, você estará mais direcionado nesta área.

4 – Estude o conteúdo na sequência correta – As questões de concursos públicos em geral exigem mais do que compreensão e interpretação de textos, sendo assim é bom seguir o seguinte roteiro: fonologia (estudo dos fonemas, ortografia e acentuação); morfologia (formação e estrutura das palavras); sintaxe (termos da oração, pontuação, concordância e regência); semântica (denotação, conotação e polissemia); estilística (processos de manipulação e função da linguagem).

Estudar nessa sequência é mais fácil do seu raciocínio fluir sem dúvidas, já que a compreensão de cada assunto vai depender do que foi estudado anteriormente.

5 – Verbo ‘haver’ – o uso e a conjugação do verbo “haver” podem ser uma verdadeira pegadinha em provas, pois existe um equívoco muito comum que consiste no uso dessa palavra no plural para expressar o sentido de ocorrência ou existência. Também é preciso esclarecer que esse verbo pode ser usado no plural quando exercer função auxiliar, ou seja, complementar algum outro verbo.

6 – Marque as palavras-chaves nas questões – marcar o texto do enunciado é uma técnica simples, mas eficiente para não cometer erros de interpretação. Sublinhe ou circule os verbos de comando (como “explique”, “comente” ou “justifique”) para prestar bastante atenção ao que está sendo pedido e reduzir suas chances de cometer erros.

Compartilhe: