Direito: Advocacia ou concurso público, qual carreira seguir?

O curso de Direito está entre os mais procurados no Brasil e um dos motivos é uma ampla área de atuação para quem quer advogar. Além disso, a maior parte dos concursos públicos são específicos para a profissão ou então possuem em seu conteúdo matérias próprias do curso de Direito.

Diante das possibilidades fica a dúvida para quem ingressa no curso ou quem está se formando, afinal, qual o melhor caminho a seguir? Uma coisa as duas opções têm em comum, ambas demandam dedicação, tempo, esforço e possuem lados positivos e lados negativos.

Remuneração

Na maioria dos casos, quem escolhe o caminho da advocacia quase sempre começa trabalhando no escritório de outro advogado e ganhando um salário mais modesto. Porém, com o tempo, há grandes oportunidades de crescimento na carreira. Já na maioria das carreiras que o ingresso é via concurso público, o salário inicial geralmente é bom, mas não tem muitas variações ao longo da carreira. Exceto por bônus devido ao tempo de serviço, grande parte dos funcionários públicos só tem a opção de ter uma remuneração maior por meio de promoções internas.

Estabilidade

Garantia de permanência no emprego é o sonho da maioria das pessoas, por isso, seguir a carreira pública ainda é um caminho tão almejado. A não ser que você cometa alguma grave irregularidade, é possível ter mais segurança financeira. Já quem opta pela advocacia tem muito menos estabilidade, precisando se concentrar mais em fazer uma boa rede de contatos, e em ter um bom relacionamento com os colegas de escritório e superiores.

Dificuldades iniciais

O caminho é árduo nas duas áreas, escolher seguir a carreira pública exige muita dedicação, abdicação e perseverança, não é fácil conseguir passar em uma vaga em concurso público. Assim como na advocacia é preciso de muito foco, pode não ser fácil conseguir uma vaga em um escritório e para os que vão empreender, concorrer com nomes já estabelecidos no mercado também é um desafio. Dessa forma, é importante oferecer diferenciais.

Qualificação

Em ambas as áreas é preciso manter-se atualizado ao longo de toda a sua carreira. No entanto, dependendo da área, é exigido mais ou menos empenho nesse sentido. Alguns segmentos do Direito passam por mudanças constantes e precisam que o profissional esteja atento. No serviço público essa também é uma realidade, há carreiras públicas em que o estudo frequente é fundamental, como no caso de juízes e professores de universidades.