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Psicologia das cores no Marketing, entenda mais sobre essa relação


às 12h50
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Você sabia que existe psicologia até na utilização das cores? Isso mesmo, é o estudo da maneira como as cores causam sensações nas pessoas e como o nosso cérebro processa cada uma delas. Ou seja, cada cor pode provocar pensamentos, emoções e até mesmo ações. Diante dessa definição é fácil entender porque essa ferramenta é muito usada por profissionais do marketing.

Psicologia das cores e marketing têm tudo a ver. Mesmo que a percepção seja subjetiva, cada tom possui um significado amplo e que pode ser aplicado de forma geral. Por exemplo: a laranja transmite energia, enquanto o azul traz a sensação de calma.

Quando se fala em planejamento de Marketing é comum que se pense em estratégias de lançamento, budgets, grandes ações e no posicionamento do produto, mas é raro a dedicação voltada para pensar especificamente na psicologia das cores durante todas estas etapas. Porém, segundo Neil Patel, a cor representa 85% da razão pela qual alguma pessoa compra um produto, e a maioria das pessoas é influenciada visualmente no momento de decidir ou não por um produto ou serviço.

Por isso, pensar nas cores é algo que vai além da estética, mas passa a ser uma estratégia. Para utilizar a psicologia das cores no marketing da sua empresa você deve conhecer as relações das cores com as emoções; conhecer o seu produto e qual o tipo de emoção ele deve despertar; aplicar as cores das emoções e suas complementares em suas peças de comunicação e testar pelo menos duas peças diferentes com variações de cores e objetivos.

Veja abaixo alguns significados das cores:

 – Vermelho – energia, agilidade, paixão, urgência.

 – Azul – confiança e inteligência.

– Verde – prosperidade e natureza.

– Amarelo – otimismo e atenção.

– Roxo – nobreza e inovação.

– Rosa – delicadeza e calma. 

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