Conheça algumas tradições do carnaval em Sergipe

O carnaval em Sergipe não é famoso pelas grandes badalações, sendo até um refúgio para aqueles que estão fugindo dos agitos, mas apesar de ser mais tranquilo, o estado mantém viva algumas tradições carnavalescas.

Na capital o bloco Rasgadinho já é famoso e se tornou um dos pontos-alto do carnaval de Aracaju. criado na década de 60, desapareceu na década de 80 e voltou às ruas em 2002, por iniciativa dos próprios moradores da região.  Com um circuito que conta com 4,5 quilômetros e percorre ruas dos bairros Cirurgia, Getúlio Vargas e Suissa, o bloco resgata os velhos carnavais, com a animação das bandinhas de frevo, fantasias, bonecos gigantes e brincadeiras.

No interior do estado, mas precisamente à beira do rio São Francisco, a cidade de Neópolis apresenta o maior destaque do carnaval sergipano, reunindo moradores da região e turistas. Apesar de ser uma manifestação pernambucana, o frevo se espalhou por outros estados, e aqui em Sergipe desembarcou com força total no carnaval de Neópolis, conhecida como “A capital sergipana do frevo”. Com uma tradição iniciada há mais de 80 anos, durante a festa de Momo, a cidade exibe seus bonecos gigantes e o tradicional bloco do ‘Zé Pereira’, tudo ao som de muito frevo e com muita animação.

Nas cidades do litoral, o frevo abre espaço para o trio elétrico, cidades como Pirambu, Barra dos Coqueiros e as praias do município de Estância ficaram famosas pelos “arrastões” de carnaval, que sempre levaram centenas de pessoas para as ruas. Ainda em Estância, existe a tradição dos desfiles de escolas de samba pela região central da cidade.

Em Itabaianinha o carnaval também é uma festa de tradição, tanto que no ano de 2020 virou Patrimônio Cultural do Estado. No município, a festa de Momo ocorre desde o ano de 1927, quando começaram os bailes. Nos dias atuais o carnaval de Itabaianinha se tornou um evento fixo no calendário local, com valorização da cultura e tradição do município. Um dos principais pontos é o desfile das Escolas de Samba.

Como podemos perceber o carnaval em Sergipe é rico e diversificado, mas por conta da pandemia vamos esperar mais um pouco para aproveitar as tradições da folia sergipana.