MENU
Menu Principal

Saiba um pouco mais das delícias da culinária Aracajuana 


às 13h29
Compartilhe:

No mês de março seguimos homenageando a nossa querida Aracaju e dessa vez o nosso assunto vai ser a culinária. Pois é, tem coisa melhor que comer? E ainda mais uma boa comida? Aqui na terra dos cajus o que não falta são delícias que deixam turistas e aracajuanos com água na boca.

Bora lá conhecer algumas delas?

1 – Caranguejo – esse não pode faltar. Vir a Aracaju e não comer o crustáceo é como ir ao Vaticano e não ver o Papa, ou seja, não fez nada. Certo que é preciso ter uma habilidade para martelar esse bichinho, mas além de ser uma terapia, vale a pena, é uma delícia! Mas se você não quiser se aventurar no martelinho, experimente os pratos que tem o caranguejo como ingrediente principal, é bom demais!!

2 – Amendoim – aí você vai falar, ah mas amendoim eu já conheço. Pode até conhecer, mas não é como o consumido aqui em Aracaju. Molhadinha ou mais seca, a semente verde cozida, protegida por uma casca, é um dos produtos mais procurados por sergipanos e muitos turistas. O amendoim é tão característico da nossa culinária que em 2013 virou Patrimônio Imaterial de Sergipe!

3 – Sorvetes de frutas – se você é chegado num doce, tem que unir o útil ao agradável, já que por aqui o calor não perdoa, que tal se deliciar com um sorvetinho? Se estiver pelos lados do Mercado Central, a dica é experimentar a sobremesa “Moça Virgem”, que é um sorvete de tapioca com calda de banana flambada na cachaça, nem precisa falar como é bom. Já pelo bairro São José encontramos a sorveteria mais tradicional de Aracaju, a Visabor, lá você encontra os melhores sorvetes de frutas, principalmente as típicas do nosso estado.

4 – Mangaba- a frutinha que deixa a boca colando é uma das tradições de Aracaju e de Sergipe, com ela, além do suco, que pode ser feito com ou sem leite, também são feitos doces e salgados.

 5 – Castanha – e se a terra é dos cajus e cajueiro, é claro, tem muita castanha. No Mercado Central várias barracas oferecem a castanha tradicional, ou então, salgadas, caramelizadas, fica a gosto do freguês.

5 – Queijo com orégano ou sem? – se você sentar em um barzinho na Orla de Atalaia ou nas areias da praia, com certeza vai ouvir essa pergunta. Os vendedores de queijo coalho na brasa marcam presença e deixam a praia de domingo com mais sabor. Afinal, um queijinho derretido na  brasa, com orégano, ou sem, e aquele melaço…é bom demais!!

Compartilhe: