Conheça as principais disciplinas do cursos de Pedagogia

Se você pretende trabalhar na área de educação, o curso de Pedagogia vai possibilitar essa atuação. O pedagogo pode trabalhar na educação infantil e ensino fundamental, na gestão de escolas e na coordenação de treinamentos em empresas. Oferecido em grau de bacharelado e licenciatura, o curso tem duração média de quatro anos.

E para quem está pensando em iniciar a graduação em pedagogia é bom saber como será esse caminho e quais as principais disciplinas que serão cobradas, por isso, trouxemos algumas matérias que fazem parte do curso para você ficar por dentro.

1 – Didática – essa disciplina funciona para que o futuro pedagogo discuta as questões que envolvem os processos de ensino, sendo imprescindível para as finalidades educativas e as relações que se estabelecem entre os docentes e os discentes. Assim, enquanto campo de estudo, a Didática delimita e elabora fundamentos e diretrizes que são comuns às demais áreas do conhecimento.

2 – Metodologias de Alfabetização – a matéria visa criar alunos críticos e capazes de interagir na sociedade com o seu conhecimento. Dentro de um ambiente alfabetizador, é possível promover situações reais de leitura e escrita, habilidades nas quais os indivíduos têm oportunidade de começar a pensar, desde cedo, na estrutura da língua e seus diversos usos.

3 – Psicologia Infantil – nessa disciplina o estudante tem uma melhor compreensão das etapas de desenvolvimento, desde a infância até a adolescência. Isso é fundamental, por exemplo, para se estabelecer os métodos mais adequados para cada estágio da alfabetização.

4 – História da Educação – a matéria tem o objetivo de explicar as instituições educacionais, suas representações e metodologias utilizadas para a transmissão e a assimilação do conhecimento.

5 – Planejamento de Ensino  – o planejamento é essencial para o bom desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem e, também, para o funcionamento da escola, uma vez que é possível orientar a ação educativa de acordo com as necessidades e possibilidades de cada instituição.