Não importa se é a primeira vez ou se você já passou pela experiência por inúmeras vezes, a entrevista de emprego gera sempre ansiedade e um certo nervosismo para o candidato. Sempre aparecem as dúvidas sobre o que falar, esforço para não demonstrar insegurança, enfim, o foco é impressionar o recrutador.
Pensando em melhorar a experiência desse momento de tensão para muitos jovens, conversamos com a coordenadora do São Luís Carreiras, Ana Paula Morais, que tirou dúvidas e deu dicas do que fazer e o que não fazer durante a entrevista.
Existe alguma dica do que o candidato pode falar para causar uma boa impressão?
Ir munido de referências sobre a empresa. Esse embasamento é fundamental, pois demonstra interesse do candidato em saber sobre o local onde poderá vir a trabalhar. Bem como deixar claro que está ali para ajudar no crescimento da empresa em paralelo com seu crescimento profissional.
Qual o principal erro cometido pelos candidatos?
Responder aquilo que não é perguntado e interromper o recrutador, isso pode fazer com que perca o foco e cometa alguma gafe.
Alguns candidatos ficam sem saber o que dizer quando questionados sobre pontos positivos e negativos ao seu respeito, o que fazer?
O melhor caminho é não exagerar na quantidade de pontos positivos, tentar sempre igualar o quantitativo entre ambos e quando for elencar os negativos, demonstrar que os reconhece e que sendo assim, busca melhorar e também mostrar algo de positivo no ponto negativo.
Exemplo: a curiosidade pode ser um ponto negativo a partir do momento em que a pessoa deixa de fazer o que está fazendo para prestar atenção no que está acontecendo ao redor e, inclusive, muitas das vezes acabam se metendo onde não deveria. Porém se a pessoa sabe que é curiosa passar a usar as coisas que observa ao seu redor para melhorar posturas, processos e comportamento isso é bom.
Tem algo que não pode ser dito de jeito nenhum?
Não pode ser falado de jeito nenhum que está à procura do emprego porque precisa do salário para pagar as contas. O salário é o pagamento pelos serviços prestados, sendo assim o candidato tem que demonstrar interesse em colaborar com a empresa, para não passar a impressão que estará ali apenas para bater ponto e receber salário no final do mês