MENU
Menu Principal

Dica de filme: veja alguns filmes que contam histórias de mulheres inspiradoras


às 17h44
Compartilhe:

Final de semana chegando e que tal escolher alguns filmes e séries para distrair um pouco e sair da rotina de estudos? Como ainda estamos no mês da mulher, preparamos algumas dicas de produções que destacam o empoderamento feminino e servem como inspiração para o público.

1 – Estrelas Além do Tempo

Filme bibliográfico conta a vida de três mulheres negras, Katherine Johnson, Dorothy Vaughn e Mary Jackson, que trabalham na NASA, durante a guerra fria nos Estados Unidos. O filme mostra como a questão de gênero e raça era segregacionista na época. Contudo, apesar das dificuldades, essas mulheres conseguiram driblar os preconceitos e mostrar sua competência e talento em um ambiente racista.

2 – Histórias Cruzadas

O filme conta a história de uma garota branca e da alta sociedade, nos anos 60, que volta à sua cidade para escrever e precisa criar uma reportagem sobre a versão das empregadas da cidade. No meio das entrevistas com as mulheres negras da cidade, a empregada de sua melhor amiga choca a sociedade com suas palavras.

3 – As Sufragistas

A frase “Não queremos quebrar as leis. Queremos fazer as leis”, dita pela sufragista Emmeline Parnkhurst, tornou-se um dos gritos de guerra da luta das mulheres pelo direito ao voto. Inspirado no movimento sufragista do final do século XIX e início do XX, na Inglaterra, o filme retrata este momento por meio de histórias pessoais e particulares de mulheres diferentes, mas ao mesmo tempo mostrando o aspecto coletivo do movimento.

4 – A Cor Púrpura [The Color Purple]

Baseado no romance premiado escrito por Alice Walker, A Cor Púrpura conta a história da vida de Celie, interpretada primorosamente por Whoopi Goldberg. Após ser violentada pelo pai, a jovem Celie é separada de sua irmã e doada a Mister, que a trata simultaneamente como escrava e companheira.

5 – O zoológico de Varsóvia

Nos filmes sobre a Primeira e Segunda Guerra, raramente as mulheres têm destaque, apesar de muitas terem participado e sido vítimas dos conflitos. Em “O zoológico de Varsóvia”, porém, podemos ver como uma mulher arrisca a própria segurança para salvar animais e seres humanos na Polônia, após a invasão nazista.

Compartilhe: