Apesar de ainda ser muito comum que as pessoas entreguem currículo impresso nas empresas, fica cada vez comum a busca de vagas de trabalho online, assim, os currículos passam a ser entregues por e-mail ou via aplicativo. Sempre que você precisar fazer isso, é importante ter em mente algumas dicas de sucesso.
1 – Crie um e-mail profissional – muita gente ainda tem aqueles e-mails criados na adolescência, com nomes e apelidos nada profissionais. Chegou a hora de deixar eles de lado e criar uma conta com um ar mais profissional, não é necessário usar seu nome completo, o ideal é que tenha seu nome e um sobrenome apenas. Caso não tenha disponível, use ponto, underline ou hífen.
2 – Atenção no formato em que vai salvar – você não quer correr o risco do arquivo não abrir, correto? Por isso, enviar um currículo em flash ou algum formato que o entrevistador não consiga nem abrir, está fora de cogitação. Prefira o formato Word ou PDF. Lembrando que no arquivo PDF as informações não podem ser alteradas, deixando mais seguro.
3 – Nome do arquivo – na hora de nomear o seu currículo procure salvá-lo usando seu nome e sobrenome, função, cargo ou profissão. Use apenas seu nome e um sobrenome, de preferência o mesmo do e-mail.
4 – Hora do envio – É ideal que você não envie de forma massificada, nem mesmo se for como cópia oculta. O ideal é que você envie uma mensagem personalizada para cada um dos recrutadores.
No assunto: Coloque conforme o que está sendo anunciado na vaga. Se pediu uma sigla, coloque. Caso não haja essa especificação, coloque sempre o nome da área ou vaga para qual você está se candidatando.
No corpo do e-mail: Se foi pedida a pretensão salarial você deve colocar no corpo do e-mail e não no currículo. Já se foi pedida foto, é o inverso: você deve colocar no seu currículo e não no corpo do e-mail. Sobre as fotos, coloque apenas se for pedido no anúncio da vaga!
5 – Melhores dias para enviar o e-mail – seja online, ou até mesmo pessoalmente, a terça-feira é o melhor dia para entregá-los. Segundo uma pesquisa divulgada por um site especializado em vagas de empregos, esse é o dia com o maior número de vagas disponíveis. As segundas e quintas-feiras, ficam empatadas em segundo lugar. E o pior dia é a sexta-feira, pois é um dia de planejamento e fechamento nas empresas.