MENU
Menu Principal

Saiba a melhor forma de enviar um currículo por e-mail


às 14h14
Office workers organizing data storage and file archive on server or computer. PC users searching documents on database. Vector illustration for information technology, source concept
Office workers organizing data storage and file archive on server or computer. PC users searching documents on database. Vector illustration for information technology, source concept
Compartilhe:

Apesar de ainda ser muito comum que as pessoas entreguem currículo impresso nas empresas, fica cada vez comum a busca de vagas de trabalho online, assim, os currículos passam a ser entregues por e-mail ou via aplicativo. Sempre que você precisar fazer isso, é importante ter em mente algumas dicas de sucesso. 

1 – Crie um e-mail profissional – muita gente ainda tem aqueles e-mails criados na adolescência, com nomes e apelidos nada profissionais. Chegou a hora de deixar eles de lado e criar uma conta com um ar mais profissional, não é necessário usar seu nome completo, o ideal é que tenha seu nome e um sobrenome apenas. Caso não tenha disponível, use ponto, underline ou hífen.

2 – Atenção no formato em que vai salvar – você não quer correr o risco do arquivo não abrir, correto? Por isso, enviar um currículo em flash ou algum formato que o entrevistador não consiga nem abrir, está fora de cogitação. Prefira o formato Word ou PDF. Lembrando que no arquivo PDF as informações não podem ser alteradas, deixando mais seguro.

3 – Nome do arquivo – na hora de nomear o seu currículo procure salvá-lo usando seu nome e sobrenome, função, cargo ou profissão. Use apenas seu nome e um sobrenome, de preferência o mesmo do e-mail.

4 – Hora do envio – É ideal que você não envie de forma massificada, nem mesmo se for como cópia oculta. O ideal é que você envie uma mensagem personalizada para cada um dos recrutadores.

No assunto: Coloque conforme o que está sendo anunciado na vaga. Se pediu uma sigla, coloque. Caso não haja essa especificação, coloque sempre o nome da área ou vaga para qual você está se candidatando.

No corpo do e-mail: Se foi pedida a pretensão salarial você deve colocar no corpo do e-mail e não no currículo. Já se foi pedida foto, é o inverso: você deve colocar no seu currículo e não no corpo do e-mail. Sobre as fotos, coloque apenas se for pedido no anúncio da vaga!

5 – Melhores dias para enviar o e-mail – seja online, ou até mesmo pessoalmente, a terça-feira é o melhor dia para entregá-los. Segundo uma pesquisa divulgada por um site especializado em vagas de empregos, esse é o dia com o maior número de vagas disponíveis. As segundas e quintas-feiras, ficam empatadas em segundo lugar. E o pior dia é a sexta-feira, pois é um dia de planejamento e fechamento nas empresas.

Compartilhe: