MENU
Menu Principal

Em tempos de alta no preço dos alimentos, nutricionista explica como fazer um consumo consciente da comida


às 12h27
Compartilhe:

O preço dos alimentos voltou a subir e cada vez mais as famílias precisam desembolsar um valor maior do orçamento para cobrir as despesas com alimentação, por isso, não é permitido nem pensar em desperdício quando o assunto é comida. Cada vez mais se faz necessário apreender a consumir os alimentos em sua totalidade, um benefício para o bolso e também para saúde.

Sobre isso conversamos com a nutricionista e professora do curso de Nutrição da Faculdade São Luís de França, Júlia Franco, que falou da importância de fazer um bom aproveitamento dos alimentos. “É necessário ter em mente a importância de consumi-los em sua forma integral, ou seja, todas as suas partes que são consideradas comestíveis. Nutricionalmente falando, os nutrientes vão estar disponibilizados em todas as partes do alimento, sendo, portanto, muito mais proveitoso consumir por inteiro”, explicou.

Outra observação da profissional diz respeito ao quesito desperdício. “Além de não jogar fora partes que também são comestíveis, é importante estar atento a quantidade de alimento que vai ser ofertada, para que não seja ofertado mais do que o que deve ser consumido”, destacou.

De acordo com a nutricionista, o alimento como um todo pode ser aproveitado para que não seja necessário jogar fora nenhuma de suas partes, para isso, é preciso fazer a higienização de forma adequada, fazer cortes que não prejudiquem as partes que serão utilizadas, além disso, fazer a seleção dos alimentos observando todos os critérios de qualidade e garantir que todas as partes como casca, folha, sumo, estão com as características prontas para o consumo.

Uma dica é buscar receitas que façam a utilização desses alimentos como ingredientes no momento do preparo (cascas, talos, folhas, sementes, etc. ). É possível utilizá-los em chás, sucos, bolos e sobremesas, caldos e purês. A diversidade de receitas na internet é grande e na maioria das vezes o modo de preparo é simples, uma ótima maneira de variar o cardápio gastando menos e cuidando da saúde. 

Compartilhe: