MENU
Menu Principal

Veja algumas dicas para organizar as matérias e evitar correria no período de provas


às 15h39
Compartilhe:

A rotina de estudos na faculdade é puxada, provas práticas e teóricas, trabalhos, estágios e tudo isso em várias disciplinas diferentes. Organizar isso tudo nem sempre é fácil, mas é preciso, e geralmente nos damos conta dessa necessidade quando estamos às vésperas das provas e cheio de matérias atrasadas.

Muitas vezes, essa sobrecarga e a sensação de não saber como estudar em pouco tempo podem gerar um ciclo de conteúdo atrasado e, no fim das contas, é capaz de seu desempenho na faculdade ir por água abaixo. Mas não se desespere, tudo tem solução e para isso trouxemos algumas dicas para organizar essa rotina.

Passo 1 – Tenha metas – nada de criar metas impossíveis, ok? Por isso, especifique quais são os seus objetivos de curto, médio e longo prazos. O ideal é que você direcione todos esses planos às atitudes que precisa ter hoje para alcançá-los e, principalmente, que eles sejam possíveis e desafiadores ao mesmo tempo.

Passo 2 – Prioridades definidas – priorizar tudo pode ser um dos motivos das matérias atrasadas. Pense se todas as suas atividades do dia têm o mesmo grau de importância, pode parecer difícil escolher por qual começar! Por isso, sempre analise quais ações estão mais alinhadas às metas que deseja alcançar e sempre defina a sua prioridade de cada dia.

Passo 3 – Material impresso – hoje em dia fazemos quase tudo pelo computador e parte dos materiais de estudo são pela telinha, mas é muito importante ter o material nas mãos, literalmente. Essa forma de estudos traz muitas vantagens: você pode marcar os pontos principais do que leu, fazer anotações extras no papel e ainda desenvolve a habilidade de ler mais rápido, o que faz muita diferença na hora de responder questões de uma prova teórica.

Passo 4 – Resumos e anotações – durante a revisão, é interessante realizar resumos e anotações para ajudar na fixação total do conteúdo. Para isso, preste atenção naquilo que está lendo. Em seguida, marque as passagens mais importantes do artigo, colocando nas anotações com suas próprias palavras.

Passo 5 – Não deixe para última hora – o ideal é estudar um pouco a cada dia ou semana, e não muito em um só dia. E lembre-se! Toda vez que iniciar uma revisão ou trabalho, é ideal finalizar o que já começou antes de partir para uma próxima tarefa. Desse modo, evita a sensação de que não está conseguindo avançar nos estudos. 

Compartilhe: