Dicas de como iniciar a elaboração de um artigo científico

Escrever e publicar artigo científico é algo muito importante para o seu currículo e desenvolvimento acadêmico, mas existe um certo medo por parte dos estudantes na hora de iniciar a elaboração do conteúdo. A missão não é fácil e exige dedicação na pesquisa, por isso, muitos alunos ficam em dúvida sobre a maneira correta de elaborar o seu trabalho. Por onde começar? Como definir o tema da pesquisa? Qual linguagem utilizar no texto?

Pensando em esclarecer essas dúvidas, separamos algumas dicas e orientações que podem te auxiliar na hora de escrever o seu artigo científico.

1 – Leia bastante antes de começar – quando for iniciar seu projeto de pesquisa cheque os conteúdos já publicados na área para conhecer tudo o que já foi falado sobre o tema. Nessa etapa é possível fazer um levantamento de publicações que podem ser utilizadas para dar base ao seu projeto.

2 – Inovação – após as leituras sobre o tema, pense sobre o que pode ser abordado de forma inédita dentro daquele conteúdo. Lembre-se, uma pesquisa muito repetitiva não pode apresentar grandes contribuições científicas.

3 – Lógica no texto – na hora de escrever é preciso observar se as ideias da pesquisa não estão se contradizendo. Todas as partes devem apresentar coerência e lógica. Releia o texto e veja se ele consegue manter uma unidade.

4 – Seja claro e objetivo – quando se pensa em um artigo científico é comum vir à mente um conteúdo rebuscado com palavras difíceis, pois bem, fuja dissoTente tornar a sua pesquisa mais acessível e troque as palavras de difícil entendimento.

5 – Referências bibliográficas – boas citações e referências bibliográficas fazem toda diferença na hora de produzir e elevar o nível do seu artigo. Para quem não abre mão do livro físico, as universidades possuem acervos de teóricos ricos para qualquer trabalho. Outra opção é a internet, que também fornece novas ferramentas que são muito úteis e práticas para os estudantes de qualquer área de conhecimento. O melhor meio para se chegar a fontes confiáveis é bem prático: o Google Acadêmico.