Entenda a diferença entre os cursos de Pós, Especialização, MBA e Mestrado

Já está claro que para ter destaque no mercado de trabalho, independente da área de atuação, quanto mais especializado for o profissional, maiores as chances de conquistar vagas de destaque. Por isso, a escolha de um curso de graduação de excelência é o primeiro passo nessa caminhada.

Após a formatura no ensino superior os estudos devem continuar, mas na hora de escolher qual rumo seguir surgem algumas dúvidas. Qual a melhor opção? MBA, especialização, pós, mestrado, enfim, são muitos caminhos e isso pode gerar algumas dúvidas. Para dar uma ajudinha vamos explicar um pouco mais sobre cada uma dessas opções.

1 – Pós-graduação – os cursos de Pós podem ser Lato Sensu ou Stricto Sensu, sendo um curso voltado para profissionais que já possuem graduação. Esse modelo de ensino tem, entre seus diversos objetivos, reciclar e/ou ampliar os conhecimentos aprendidos ao longo da graduação, complementando a formação inicial.

2 – Especialização – é uma pós-graduação Lato Sensu destinada voltada aos profissionais que estão no mercado de trabalho ou para aqueles que buscam um diferencial no currículo para conseguir uma oportunidade. É uma capacitação que visa a desenvolver habilidades técnicas específicas em determinada área de formação.

3 – MBA – o nome é a sigla, em inglês, de Master Business Administration. Também é um curso de pós-graduação Lato Sensu, destinado aos profissionais das áreas de Administração, Gestão e Negócios. Formação procurada por profissionais que já têm um pouco mais de experiência e têm como objetivo a atuação em cargos de liderança ou gestão na organização que trabalham.

4 – Mestrado – ele pode ser acadêmico ou profissional, o primeiro prepara o profissional para seguir carreira na pesquisa ou docência, já o segundo está mais focado na qualificação para o mercado de trabalho. Os programas duram, em média, dois anos, e os processos seletivos são mais rígidos se comparados aos cursos de especialização. São compostos por análise de currículo, experiência profissional e entrevista, além da apresentação de projetos de pesquisa.