No dia 18 de abril de 1882 nascia Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil, e para comemorar essa data foi criado nesta data o Dia Nacional do Livro Infantil. Em tempos de uso de tantas telas, o contato das crianças com o livro está ficando um desafio, mas o hábito deve ser cultivado entre os pequenos.
A prática da leitura contribui para o desenvolvimento de capacidades como pensar, interpretar, falar, aprender e conviver. Em uma pesquisa recente, o número de crianças leitoras cresceu de 2015 a 2019, período em que 48% disseram que leem por gosto.
Na hora de escolher livros para crianças, leve em consideração principalmente a idade, para que o conteúdo seja adequado à fase de desenvolvimento dela. Busque também os temas que mais chamam a atenção da criança para despertar ainda mais seu interesse na leitura.
Para ajudar na introdução da leitura na rotina das crianças separamos algumas dicas:
1 – Local adequado – reserve um espaço da casa adequado para a leitura, assim a criança terá contato frequente com a atividade. Além disso, deixe que os livros estejam de fácil acesso para a criança.
2 – Leitura e diversão – ver a leitura como obrigação e associar a uma atividade chata é um dos principais motivos pelos quais grande parte dos adultos não lê, assim também acontece com os pequenos. Estudos mostram que a diversão ajuda a aprender mais, por isso, quando for lêr com uma criança dê vida aos personagens, encene papéis e crie efeitos sonoros. Esses são alguns exemplos de como tornar a leitura uma verdadeira brincadeira.
3 – Passeios que envolvam leitura – explore bibliotecas e livrarias com o pequeno. Procure um lugar onde seja possível passar tempo e se sentar para ler com calma e conforto. Deixe a criança livre para procurar livros que o interessem.
4 – Crie rotina e seja exemplo- a leitura é uma prática que precisa acontecer diariamente, só assim ler se tornará parte da rotina da criança. Escolha um horário para ler todos os dias com o pequeno, antes de dormir pode ser uma boa opção. Além disso, também comece a cultivar o hábito da leitura e deixe seu filho perceber como a leitura é importante. O momento da leitura pode ser uma opção de relaxamento da família, cada um com o seu exemplar.