MENU
Menu Principal

Faculdade São Luís prorroga projeto Imposto de Renda Solidário


às 18h53
Compartilhe:

O prazo de entrega das declarações de Imposto de Renda foi prorrogado até 31 de maio, por isso, a Faculdade São Luís de França (FSLF) estendeu os atendimentos da quarta edição do “IR Solidário”. O projeto beneficia alunos, colaboradores e também toda comunidade. Qualquer pessoa física que deseje fazer seu Imposto de Renda pode enviar a documentação e dúvidas para o e-mail do professor: jorge.maikel@sousaoluis.com.br.

As novas datas para agendamentos são 28 e 29 de abril, e 04,05 e 06 de maio. Então, se você ainda não prestou contas com Leão, chegou a hora. Os agendamentos são realizados por e-mail e os plantões acontecem das 14h30 às 18h.

Como as dúvidas são recorrentes nesse processo de declaração do IR, conversamos com o coordenador do curso de Administração da FSLF, Jair Jefferson Maia de Almeida, que orientou sobre algumas questões básicas do assunto. Confira:

Quem precisa declarar imposto de renda?

Todos os brasileiros com rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70.

Quem é isento de pagar o imposto de renda retido na fonte, precisa declarar este ano? 

É importante saber que a pessoa não é isenta, mas sim o rendimento que é isento. Pois, pode acontecer de seus rendimentos serem isentos, mas a pessoa precisar declarar. Se a pessoa se enquadra em alguma situação em que é obrigado a fazer a declaração, mesmo não pagando imposto sobre eles. Exemplo: recebimento de FGTS.

Qual a diferença entre declaração simples e completa?

A declaração completa é mais indicada para quem tem muitos gastos com despesas que são dedutíveis. Exemplo: investimentos em saúde e educação. Já a simplificada, para quem não tem tantas despesas dedutíveis. O ideal é que a pessoa preencha com todos os seus dados e depois de preenchida, verifique qual a opção mais vantajosa, já que o próprio sistema informa.

O que o contribuinte deve ficar atento em relação aos comprovantes?

É importante manter os comprovantes para caso seja necessário para fins comprobatórios, inclusive é necessário arquivar durante 5 anos.

Consigo declarar sozinho ou somente com contador?

Sim, pode ser sozinho. Mas em alguns casos é importante a consulta com um contador para não ter risco de enviar alguma informação errada ou até mesmo ser gerado com todas as informações e acarretar em problemas futuros.

Quais os principais fatores que fazem com que o contribuinte caia na malha fina?

Os principais motivos, são: envio de valores errados ou informações cadastrais erradas, além de envio de documentos fraudulentos. Caso a pessoa “caia” na malha fina, a própria receita informa a inconsistência ou erro e dá um prazo para que possa ser corrigida.

O limite para envio é até final de maio, pode parecer um pouco longe, mas a dica do professor Jair Jefferson é agilizar. “Se deixar para última hora, pode acontecer do sistema apresentar alguma falha, ficando fora do ar ou lento e não conseguir enviar a declaração. Com isso, pode exceder o prazo e gerar uma multa”, ressaltou.

Compartilhe: