Professora da FSLF vai participar de dois eventos internacionais no mês de maio

No mês de maio a professora do curso de Pedagogia da Faculdade São Luís de França, Alana Vasconcelos, vai participar de dois eventos internacionais. O primeiro deles é o EDUTIC (colocar link da pág. do evento), congresso de educação mais importante na América Latina, que será realizado nos dias 10, 11 e 12 de maio e quem quiser pode participar gratuitamente.

O evento busca estabelecer um ponto de encontro para todos os envolvidos na educação, para a professora da São Luís é um momento de refletir sobre os desafios e possibilidades que a nova realidade virtual abriu no mundo. O objetivo macro do evento é debater sobre a Globalização da Educação, partilhar experiências e visões associadas a esse processo que se manifestam cada vez com mais frequência na indústria da Educação.

De acordo com Alana, é a primeira vez que participa do evento e o convite surgiu a partir da sua tese e das pesquisas que desenvolvo na área de tecnologia e educação. “Não tem mais como fugirmos da transformação digital e, pensar essa transformação requer uma mudança de cultura em todos os setores da sociedade. Infelizmente, o setor educacional ainda é o mais atrasado quando abordamos sobre essa transformação. Falar de transformação digital é abordar para além do recurso digital, envolve mudança de comportamento das pessoas. Não se trata somente de agilizar processos, mas de sermos digitais no comportamento, é sermos resilientes, flexíveis, capazes de identificar e resolver problemas, trabalhar em equipe e com contextos multidisciplinares”, destacou.

O segundo evento que contará com a docente da FSLF é a 3ª Conferência Mundial de Ensino Superior da UNESCO (WHEC2022), que está prevista para acontecer entre os dias 18 e 20 de maio e tem como objetivo remodelar ideias e práticas no ensino superior para garantir o desenvolvimento sustentável para o planeta e a humanidade.

“A WHEC2022 reunirá atores relevantes para definir e preparar um roteiro para uma nova era de ensino superior. Este roteiro responderá aos desafios enfrentados pela humanidade e pelo planeta, com especial atenção à disrupção global criada pelo COVID-19. Analisará tanto os sistemas de ensino superior (normas, políticas, estruturas, stakeholders) quanto instituições (universidades, entidades especializadas, redes)”, afirmou Alana.