MENU
Menu Principal

Dificuldade para memorizar conteúdo? Confira algumas dicas 


às 13h39
Compartilhe:

Provas, trabalhos, estágio, a vida do universitário não é fácil, são muitas demandas, muito conteúdo para absorver, mas nem sempre a memória ajuda a assimilar tanta informação. É comum encontrar certa dificuldade para memorizar, esse é um dos problemas de memorização mais frequentes e que ocorre devido à falta de conhecimento de algumas técnicas que permitem o armazenamento dessas informações.

Para tentar amenizar os problemas na hora de memorizar o conteúdo separamos algumas dicas e técnicas que podem deixar sua rotina de estudos mais fácil:

1 – Memorize brincando – lá no passado quando iniciamos o processo de aprendizado nossos professores nos educavam utilizando o lúdico para facilitar o entendimento. Agora que somos adultos não precisa ser diferente, também podemos aprender brincando. Por exemplo, você pode procurar jogos de memorização de conteúdos ou participar de um jogo de perguntas e respostas com os seus colegas. Encontre maneiras de se divertir enquanto aprende.

2 – Relacione com o seu cotidiano – procure memorizar conteúdo relacionado com coisas que você já conhece. É muito difícil aprender coisas isoladas, mas, quando conectamos elas com o nosso cotidiano, criamos uma “ponte”.

3 – Mnemônicos -a técnica mnemônica é uma técnica com o objetivo de auxiliar a memória. Consiste na elaboração de suportes como os esquemas, gráficos, símbolos, palavras ou frases relacionadas com o assunto que se pretende memorizar.

4 – Fale em voz alta – quando estiver estudando, tente ler em voz alta ou, ainda, repita o conteúdo para si mesmo em frente ao espelho. Ler informações em voz alta melhora a memorização, a dupla ação de falar e se ouvir ajuda a fixar as palavras na memória de longo prazo.

5 – Flashcards – são pequenos cartões em que você anota perguntas e, no verso, a resposta. É uma ótima forma para exercitar o conhecimento de forma prática, respondendo a pergunta e checando se a resposta estava correta ou não.

Compartilhe: