Cultura: saiba mais sobre as tradições do município de Estância

A nossa editoria de cultura de hoje vai falar um pouco sobre as tradições culturais do município de Estância, que no dia 04 de maio completou 168 anos. A Cidade Jardins, como é conhecida, é um polo econômico e cultural muito forte para Sergipe e traz manifestações que levam o nosso estado para o mundo.

Uma das maiores tradições do São João em Sergipe vem da cidade de Estância, o barco de fogo é um artefato típico criado por pelo fogueteiro Antônio Francisco da Silva Cardoso, conhecido popularmente como Chico Surdo, por volta do final dos anos 1930. A tradição foi passada de pai para filho e se tornou um fenômeno na cidade. Em 2003 o barco de fogo se tornou patrimônio cultural imemorial de Sergipe e desde então a cidade de Estância ficou conhecida como a capital brasileira do barco de fogo.

Além do barco de fogo, quem vai ao município no mês de junho encontra um clima especial e nas noites de festa os fogos e as guerras de espadas e buscapé são cenas que não saem da memória. A tradição com os fogos é tão forte que deu origem a outra manifestação cultural, a Batucada, que começou quando alguns homens cantavam e dançavam em volta do pilão, e um grupo de mulheres resolveu se juntar com a batucada. Daí em diante, a manifestação cultural ganhou forma e hoje as apresentações acontecem durante os festejos juninos.

Para marcar a batida dos pés no chão, as mulheres usam tamancos de madeira sucupira. As coreografias têm dois tipos de passos. “Os bonecos vão à frente do grupo da Batucada. Eles dançam igual aos outros integrantes. As músicas são entoadas através de tambores, pandeiros e ganzás [chocalhos].

Mas não é só de São João que é feito o município, durante o carnaval Estância também tem sua tradição. É a única cidade do estado que realiza o desfile de Escolas de Samba. Tradição iniciada há mais de 60 anos, quando a Mangueira foi para as ruas da cidade mostrar o samba no pé e nunca mais parou. Depois dela, outras escolas surgiram e fizeram crescer ainda mais o carnaval.

Outro grande destaque é a centenária filarmônica Lira Carlos, ela é a banda e escola musical mais antiga de Sergipe, com seus 137 anos de atividades ininterruptas. De lá já saíram dezenas de músicos, para compor grupos musicais em todo o Brasil, profissão iniciada na escola da Lira.