No último domingo, 22 de maio, é comemorado o Dia do Abraço. Isso mesmo, o gesto é tão importante e tão bom que ganhou até um dia internacional para chamar de seu. Pode parecer um ato simples, mas ao abraçar e receber um abraço você transmite e recebe uma sensação de bem-estar que desencadeia muitos benefícios no nosso organismo e no nosso comportamento.
Redução do estresse – Estudos encontraram evidências de que pessoas que foram mais abraçadas na infância demonstram menos sintomas de estresse na vida adulta. A afeição física também ajuda a atenuar nossas reações a situações estressantes e contribui para reduzir a ansiedade. Outro benefício é o fato de que abraçar alguém relaxa os músculos, ajudando a liberar e diminuir a tensão no corpo, deixando-nos mais calmos e relaxados.
Mais felicidade – essa é a forma mais simples de fazer o corpo liberar oxitocina, conhecida como o hormônio do amor e da felicidade. Ela aumenta os sentimentos de apego, conexão, confiança e intimidade e ajuda a curar a solidão, o isolamento e até a raiva.
Melhora a comunicação – se você quer investir na qualidade de um relacionamento, um abraço permite uma saudável troca de energia, impulsionando a capacidade de compreensão e a afinidade.
Melhora a pressão arterial – um abraço pode moderar as batidas cardíacas e baixar a pressão sanguínea, ajudando a reduzir os riscos de doenças do coração.