Alunos da FSLF participam de atividades extensionistas em instituições sociais

A Faculdade São Luís de França sempre desenvolveu projetos que visam integrar a comunidade acadêmica e a comunidade, por isso, tem desenvolvido semestralmente diversas ações com cunho social. Nesse primeiro semestre foram 13 atividades focadas no componente de Experiência Extensionista e que envolvem alunos e professores de diversos cursos.

Nesta semana, alunos do segundo período do curso de Nutrição da FSLF, participaram do projeto ‘Educação nutricional na comunidade:brincar, comer e nutrir’, que faz parte da disciplina Prática Extensionista I. De acordo com a professora Daniela Venceslau, a ação foi realizada no Lar Infantil Cristo Redentor, onde foram realizadas atividades que incluíram, orientações, brincadeiras, plantio de tomate, pimentão e coentro na horta da Instituição.

“O projeto de Nutrição surgiu a partir de uma visita de diagnóstico à comunidade, onde os alunos do curso de Nutrição identificaram a necessidade de realizar orientações para hábitos de alimentação saudável. Essa ação também teve como foco o ‘Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, Saúde e bem-estar’”, destacou Daniela.

Outro projeto extensionista foi desenvolvido por cursos do curso de Direito, que também partiu do diagnóstico de demandas da comunidade. A instituição beneficiada foi o Instituto Beneficente Emmanuel, que tem como público alvo adolescentes. “Essa atividade foi voltada para o trabalho sobre Direitos Humanos, especificamente, sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Com vistas ao ODS de paz e justiça”, explicou a professora.

Durante a atividade desenvolvida, os alunos e professores da FSLF, levaram informações sobre direitos e deveres, esclareceram sobre os documentos pessoais e sua importância (RG, CPF, certidão de nascimento, reservista, título de eleitor, etc.). Segundo Daniela Venceslau, as abordagens foram feitas através de interação e atividades lúdicas. “Na percepção dos graduandos a ação foi gratificante para todos, pois compartilharam conhecimento para auxílio da comunidade”, finalizou.