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Confira algumas dicas para ter uma comunicação assertiva 


às 18h51
Desenvolvimento de habilidades socioemocionais tem favorecido o aumento da presença de mulheres em cargos de liderança nas empresas (Retha Ferguson Studio/Pexels)
Desenvolvimento de habilidades socioemocionais tem favorecido o aumento da presença de mulheres em cargos de liderança nas empresas (Retha Ferguson Studio/Pexels)
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Dominar a comunicação é importante em qualquer ambiente, mas quando temos esse domínio no meio em que trabalhamos, temos um ponto a mais a nosso favor. A chamada comunicação assertiva é um canal aberto onde o emissor consegue se expressar pontualmente, repassando as suas ideias sem gerar conflitos ou problemas de relação. Em uma empresa, esse cenário é o mais recomendado para a construção de um perfeito clima organizacional.

Um dos principais benefícios em exercer a comunicação clara e objetiva é poder gerar maior autoconfiança, uma vez que você aumenta seu conhecimento sobre quem você é e seu valor. Não é fácil se tornar mais assertivo, mas é possível, existem dicas que se seguidas de maneira regular podem ajudar.

1 – Compreenda o que você fala – antes de opinar sobre qualquer assunto, busque se inteirar sobre ele profundamente. Falar sobre assuntos que você não tem conhecimento, pode levar a conversa por rumos indesejados.

2- Saiba a hora certa de falar – experimente observar o máximo possível antes de dar a sua opinião sobre algo. Ficar calado, algumas vezes, é assertividade também, visto que as palavras erradas ou ditas em momentos inadequados podem ser comprometedoras.

3 – Expressão corporal – os nossos gestos, expressões corporais e até mesmo nossa postura são formas importantes de transmitir informações e representam 93% da nossa comunicação. Por isso, não se esqueça de prestar atenção a esse ponto importante. Mostre-se seguro e busque formas de realmente se sentir assim, para que o seu corpo não contradiga o que sair da sua boca.

4 – Demonstre empatia – ser uma pessoa empática e conseguir se colocar no lugar do outro. Ao estabelecer um canal de comunicação compreensivo, a troca de informações e a solução de conflitos ganharão muito eficiência.

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