O inverno chegou e com eles as gripes e viroses, apesar do nordeste não ter temperaturas tão baixas, a mudança de tempo já contribui para que o organismo perceba essas mudanças e dê sinal de alerta. Além dos cuidados individuais, de manter as mãos higienizadas, usar máscara se tiver com sintomas gripais e evitar contato das mãos com olhos e boca, manter a alimentação saudável também ajuda nesse período.
Do ponto de vista nutricional, alimentação pobre em frutas e vegetais e rica em alimentos ultraprocessados podem influenciar na má qualidade imunitária. Uns dos principais sinais de que o sistema imunológico está fraco são: queda de cabelo; unhas fracas; cansaço excessivo; febres frequentes; herpes na região genital ou nos lábios; náuseas, vômitos ou diarreia; inflamações respiratórias frequentes e inflamação no ouvido e perda ou ganho de peso.
A fim de garantir o bom funcionamento do corpo é importante incluir algumas variedades de nutrientes essenciais na alimentação, como carboidratos, proteínas, gorduras boas, fibras, vitaminas e minerais.
Veja algumas dicas para para fortalecer o sistema imunológico:
– Se hidrate de forma adequada priorizando água.
– Preserve um sono de qualidade.
– Exercite-se regularmente.
– Procure alimentar-se prioritariamente de alimentos in natura