Dicas de séries para aprender uma pouco mais sobre liderança e gestão de pessoas

Férias de julho chegaram, tempo mais ameno e um clima ideal para maratonar séries e filmes. Mas que tal escolher alguns títulos que possam agregar conhecimento junto a sua profissão? Além de servir para entretenimento, muitas séries acabam abordando assuntos do mundo de Recursos Humanos, como liderança, lições sobre como lidar com pessoas até manter um bom ambiente organizacional que podem facilmente ser associadas com o cenário empresarial.

Pensando nisso, listamos algumas séries, a maioria disponível na Netflix, para você assistir:

1 – House of Cards – House of Cards mostra a vida de Kevin Spacey, um político determinado a fazer de tudo pelo seu sucesso pessoal, incluindo as piores formas de corrupção. Contudo, a série mostra muitas lições sobre gestão de pessoas, deixando clara a importância da determinação na carreira, além de mostrar como um bom planejamento é imprescindível para a realização de projetos.

2 – The Crown – The Crown, ambientada na Grã-Betanha após a Segunda Guerra Mundial, mostra a história da rainha Elizabeth II e dos primeiros-ministros que deram forma ao país. A série aborda a questão do poder e de lidar com problemas de gestão com diplomacia.

3 – O Código Bill Gates – Esta produção original da Netflix é um documentário que acompanha o dia a dia do cofundador da Microsoft e um dos maiores líderes empresariais de sucesso da atualidade: Bill Gates faz uma retrospectiva sobre sua carreira e sobre as escolhas que o fizeram chegar onde ele chegou, além de dar alguns conselhos para quem quer alçar voos maiores no mundo do empreendedorismo.

4 – A Rede Social – A Rede Social é um dos melhores filmes sobre liderança, vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, mostra como Mark Zuckerberg concebeu a ideia de criar o que mais tarde viria a ser uma empresa multibilionária. O filme mostra as estratégias, as decisões questionáveis, os riscos, os acertos e também os conflitos por trás desse processo.

5 – Casa de Papel – Muito planejamento, trabalho em equipe e, principalmente, sangue frio para lidar com situações imprevistas em momentos de crise! A série tem muito a ensinar sobre liderança e motivação.