Saiba as diferenças entre estagiário e trainee

Desenvolvimento de habilidades socioemocionais tem favorecido o aumento da presença de mulheres em cargos de liderança nas empresas (Retha Ferguson Studio/Pexels)

Estágio e trainee, apesar de às vezes serem usados como sinônimos, na verdade os significados são diferentes. A única coisa em comum, é que os dois são voltados para jovens em início de carreira, mas enquanto o primeiro é para jovens que ainda estão na faculdade, o segundo se trata de um programa voltado para recém-formados ou jovens concluindo o curso.

O estágio funciona de uma forma totalmente diferente e tem até legislação própria para este tipo de vínculo. Como o objetivo do estágio é principalmente preparar para o ambiente profissional, neste tipo de regime o estudante não tem carteira assinada ou direito a benefícios trabalhistas.

Além disso, o estágio tem carga horária específica e deve ser reduzida para que o aluno possa conciliar com as horas de estudo. Outro ponto importante é que o estagiário não pode substituir um colaborador, pelo contrário, ele deve ser acompanhado e supervisionado por um funcionário.

Já quando o trabalho é como trainee, o processo é diferente a começar pela seleção, que costuma ser bastante acirrada. As grandes empresas usam esses programas para recrutar jovens talentos e encontrar profissionais capacitados e capazes de assumir posições de liderança e confiança no futuro.

O profissional contratado como trainee, geralmente começa ganhando um bom salário e sua função é compatível com a de um colaborador.