Home Office X Trabalho Remoto: veja as diferenças

Além das videochamadas com o psicólogo, o paciente ainda pode ter o apoio do profissional trocando mensagens de texto ou e-mails (Julia Cameron/Pexels)

Quando falamos em trabalho remoto e home office, é comum pensarmos que se trata da mesma coisa, mas na realidade os termos têm significados diferentes. O mercado de trabalho vem passando por transformações e a forma como o profissional desempenha sua função está cada vez mais flexível, por isso, essas modalidades começaram a ter mais destaque.

Para que você fique por dentro e não tenha dúvidas a respeito desses dois tipos de trabalhos, separamos algumas informações importantes, que vão ajudar a diferenciar e a entender um pouco melhor a respeito dessas duas propostas.

Home Office

A tradução desse termo em inglês já explica bem esse tipo de trabalho, que significa ‘escritório em casa’. Nessa modalidade o profissional faz todas suas atividades dentro da própria residência, mas para que esse formato funcione bem, é essencial uma comunicação efetiva aos demais membros da empresa.

Naturalmente, o home office não é um formato que se adequa a todas as profissões, mas vem ganhando cada vez mais adeptos nos casos em que é viável.

Essa modalidade tem muitas vantagens, como o convívio com a família, não tem necessidade de deslocamento até o escritório e também possibilita que o profissional possa cuidar melhor da saúde. Mas tem como pontos negativos a falta de convivência com os colegas, problemas de concentração no ambiente de trabalho e falta de estrutura.

Trabalho Remoto

No caso do trabalho remoto, os locais onde você exerce o trabalho podem ser os mais variados. Também chamada de anywhere office, ‘escritório em qualquer lugar’, é mais uma modalidade que depende de uma boa comunicação com a empresa para dar certo.

O profissional escolhe onde trabalhar de acordo com as suas necessidades, variando sempre que quiser. Assim, pode trabalhar em coworkings, que são espaços compartilhados por várias empresas, em cafés, hotéis e até mesmo em casa ou na empresa.

A liberdade de escolher onde trabalhar permite que quem atua na modalidade de trabalho remoto se encontre a uma grande distância da empresa