MENU
Menu Principal

Saiba como desenvolver a sua criatividade 


às 19h20
Compartilhe:

Você se considera uma pessoa criativa? Se a resposta for não, calma, é possível desenvolver sua criatividade, mas antes de contarmos essas dicas é importante saber como essa característica pode te ajudar no mercado de trabalho. 

Atualmente as empresas prezam pela inovação e ter colaboradores criativos, com ideias inovadoras é essencial. No ambiente de trabalho, a criatividade pode ser descrita como a capacidade e talento para criar, inventar e inovar, apresentando soluções inteligentes para os mais variados desafios.

A criatividade é uma habilidade extremamente valorizada por recrutadores de grandes empresas. E agora que você já sabe como ela é relevante, separamos algumas dicas para que você possa desenvolver ainda mais o seu lado criativo.

1 – Tenha novas experiências – quanto mais curioso você for, mais criativo você pode ficar. Ser criativo está associado à fluência e flexibilidade de ideias. Então, assista um filme diferente daqueles que você já está acostumado, leia livros, incentive seu cérebro a experimentar coisas novas.

2 – Ouça música – procure, pelo menos algumas vezes, fazer disso um exercício mental: preste atenção em cada acorde, em cada batida, na harmonia dos instrumentos ou nas técnicas vocais do cantor. Analise a letra, as rimas, o sentido (muitas vezes subjetivo) de uma determinada frase.

3 – Leia e escreva – quando lemos nosso cérebro cria os cenários, as falas, as situações. Isso, por si só, já é o mais puro grau da criatividade. Se não costuma escrever, tente fazer isso. Iniciar um diário, um livro de crônicas ou de poemas pode ser um ótimo exercício para sair da zona de conforto e criar.

4 – Tenha e aproveite momentos de ócio – você não precisa ser ativo o tempo todo, seu cérebro também precisa de descanso para poder criar. E nesses momentos de puro marasmo também podem surgir ideias legais, por isso, ter um caderninho sempre por perto para anotações é sempre válido. 

5 – Leia sobre o assunto – existem diversos livros sobre o assunto e consumir esse tipo de conteúdo é uma ótima maneira de entender melhor como as mentes criativas funcionam.

6 – Desafie-se – é fácil dar uma estagnada, profissionalmente falando, principalmente quando se trabalha sozinho. Por isso, faça desafios a si mesmo, regularmente.

Compartilhe: