MENU
Menu Principal

Dica de turismo em Sergipe: roteiro em São Cristóvão


às 19h17
Compartilhe:

Seguimos de férias e com um tempo extra para descansar e descobrir roteiros de turismo legais dentro do nosso estado. A dica de hoje é São Cristóvão, a quarta cidade mais antiga do Brasil e a primeira capital de Sergipe, até o ano de 1855. Além de sua importância histórica, que por si só já é motivo para uma visita, a cidade tem a arquitetura colonial bem preservada, o que deixa o passeio muito mais interessante.

Outro fato curioso sobre a cidade, é que no ano de 1967 a cidade teve seu conjunto urbano tombado pelo Iphan e em 2010 a Praça São Francisco foi reconhecida como Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO. Deixando as curiosidades de lado, agora vamos para as dicas de passeio.

Chegar em São Cristóvão é fácil, a cidade fica a 30km de capital e opções de transporte até lá não faltam. É interessante começar a visita pela Praça São Francisco, pois no local existe um serviço de Informação Turística. Lá você pode pegar um mapa para te guiar pelos conjuntos históricos a serem visitados.

Um ponto positivo na cidade é que existem placas na frente de cada edifício contando sua história, então é possível fazer tudo a pé por conta e ainda assim ter bastante informação histórica. Agora vamos aos pontos turístico mais famosos:

Igreja e Convento de São Francisco

Fundado em 1693, a Igreja e o Convento de São Francisco são patrimônio mundial da Unesco desde 2010, sendo o único exemplar no Brasil erguido a partir das regras da Ordenações Filipinas (União Ibérica 1580-1640). 

Museu de Arte Sacra de Sergipe

O Museu é um dos mais importantes do Brasil nesse tipo de acervo e guarda obras do século XVII ao XX. Nos dois pisos do prédio, os visitantes podem contemplar altares em madeira e ouro, imagens articuladas, móveis, artefatos antigos e a capela do convento, aberta somente em datas religiosas específicas.

Casa do Folclore

É um ótimo local para conhecer melhor a cultura sergipana. Artesanato, roupas, festas típicas e personagens sergipanos podem ser conhecidos com uma visita ao local. 

Museu Histórico de Sergipe

O Museu Histórico de Sergipe funciona em um Palácio Imperial, local onde Dom Pedro II se hospedou em 1860. No museu há exposição de cofres, peças de mobiliário, cadeiras feitas com ossos de baleia e diversas obras de artistas sergipanos.

Museu da Polícia Militar do Estado de Sergipe

Criado no ano de 1969, inicialmente ele funcionava na capital, sendo transferido para São Cristóvão em 2012. O acervo possui diversas armas, fardamentos, equipamentos e documentos da Polícia Militar.

Casa das Queijada

Se você gosta de um bom doce, não pode ficar sem visitar a Casa das Queijadas. Lá você encontra essa iguaria que é tradição há mais de 200 anos na cidade de São Cristóvão. A receita dessa delícia foi trazida pelos portugueses, mas adaptada pelos escravos foi considerada Patrimônio Cultural Imaterial de Sergipe por meio de um decreto, em 2011.

Compartilhe: