MENU
Menu Principal

Atendimento Educacional Especializado: saiba a importância do AEE no campo da educação 


às 12h49
Um bom apoio educacional, familiar e participação em atividades colaboram no desenvolvimento de quem tem transtornos de aprendizagem (Jason Sung/Unsplash)
Um bom apoio educacional, familiar e participação em atividades colaboram no desenvolvimento de quem tem transtornos de aprendizagem (Jason Sung/Unsplash)
Compartilhe:

Se formou em pedagogia e está pensando em investir para aprimorar os seus conhecimentos na área de educação? Atuar na área de Atendimento Educacional Especializado (AEE) pode ser um caminho muito vantajoso, pois o mercado tem cada vez mais profissionais que possam lidar com as especificidades dentro de sala de aula.

O profissional que fizer a pós-graduação em AEE irá auxiliar a melhoria do processo de inclusão de alunos público alvo da educação especial, ou seja, Pessoas com Deficiência (PcD), Transtornos Global do Desenvolvimento e Altas Habilidade e ou Superdotação porém com o contexto da pandemia.

De acordo com o professor de pedagogia da Faculdade São Luís de França, Dr. Anderson de Araujo Reis, o profissional do AEE possui competências necessárias que também podem auxiliar o campo educacional de alunos que apresentam dificuldades e especificidades inerentes às questões sócio emocionais que afetam diretamente a aprendizagem. “O profissional não atuará somente como professor de Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), outros campos de atuação podem ser vislumbrados, a exemplo, de centros de pesquisa com objetivo de compreender as os desafios, especificidades e demandas da área da inclusão, podem trabalhar, ainda, em hospitais, clínicas de reabilitação e centros comunitários. O campo é próspero, se você deseja seguir a carreira de especialista em AEE e visa contribuir com o desenvolvimento dos processos da inclusão educacional da PcD invista nesta pós-graduação”, explicou.

Ainda segundo o professor, considerando o marco regulatório do AEE conferido pelo Ministério da Educação, o profissional atuará na SRM, em Centro de Atendimento Educacional Especializado das Redes educacionais públicas e ou privadas, instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos, conveniadas com a Secretaria de Educação ou órgão equivalente dos Estados, Distrito Federal ou dos Municípios, porém outras possibilidades de campo de atuação já destacados anteriormente.

 As atividades laborativas do profissional do AEE possuem caráter complementar ou suplementar a formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem. “O AEE é realizado, prioritariamente, na SRM da própria escola ou em outra escola de ensino regular, no turno inverso da escolarização, não sendo substitutivo às classes comuns, podendo ser realizado, também, em centro de Atendimento Educacional Especializado das Redes educacionais públicas e ou privadas, instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos, conveniadas com a Secretaria de Educação ou órgão equivalente dos Estados, Distrito Federal ou dos Municípios”, explicou.

Qual o diferencial do curso da FSLF?

Segundo o professor Anderson Araujo, quando falamos sobre os cursos de pós-graduação da FSLF, estamos identificando uma instituição credenciada e reconhecida pelo MEC, que possui missão de inspirar pessoas a ampliar horizontes por meio de uma educação de qualidade e humanizada, com visão de ser referência entre as faculdades de Sergipe, pela empregabilidade de alunos e egressos com valores que ressaltam a tolerância, trabalho, humildade, ética, responsabilidade, respeito e autoconhecimento. Tudo isso respaldado por um corpo docente qualificado e inclusivo.

O curso possui 400h, qualquer profissional que tenha interesse pelo tema, e já seja graduado, pode se inscrever e começar a estudar. O percurso formativo é amparado pela qualidade de ensino, localização, estrutura, acolhimento e infraestrutura.

Compartilhe: