Veja algumas disciplinas que você vai encontrar no curso de Pedagogia

Vai cursar pedagogia e está curioso para saber como serão as disciplinas do curso? Vamos adiantar que ao longo da graduação a grade inclui matérias sobre gestão e coordenação, tanto em espaços escolares quanto não escolares.

Além disso, é importante falar que o curso de pedagogia é extremamente prático e focado no resultado que o profissional precisa entregar, ou seja, para exercer a função da melhor forma, é preciso desenvolver determinadas características e habilidades essenciais.
Confira algumas disciplinas:

1 – Didática – essa disciplina funciona para que o futuro pedagogo discuta as questões que envolvem os processos de ensino, sendo imprescindível para as finalidades educativas e as relações que se estabelecem entre os docentes e os discentes.

2 – Metodologias de Alfabetização – a matéria visa criar alunos críticos e capazes de interagir na sociedade com o seu conhecimento. Dentro de um ambiente alfabetizador, é possível promover situações reais de leitura e escrita, habilidades nas quais os indivíduos têm oportunidade de começar a pensar, desde cedo, na estrutura da língua e seus diversos usos.

3 – Psicologia Infantil – nessa disciplina o estudante tem uma melhor compreensão das etapas de desenvolvimento, desde a infância até a adolescência. Isso é fundamental, por exemplo, para se estabelecer os métodos mais adequados para cada estágio da alfabetização.

4 – História da Educação – a matéria tem o objetivo de explicar as instituições educacionais, suas representações e metodologias utilizadas para a transmissão e a assimilação do conhecimento.

5 – Planejamento de Ensino – o planejamento é essencial para o bom desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem e, também, para o funcionamento da escola, uma vez que é possível orientar a ação educativa de acordo com as necessidades e possibilidades de cada instituição.