MENU
Menu Principal

Dia do Advogado: professora da FSLF fala sobre os desafios da profissão e a sua experiência na advocacia


às 12h54
Compartilhe:

Nesta quinta-feira, 11 de agosto, comemoramos o Dia do Advogado. Para homenagear essa profissão que é uma das profissões mais antigas do mundo, vamos falar um pouco da história e de como nos dias atuais, a carreira na advocacia ainda é uma das mais promissoras.

A advocacia é uma profissão que surgiu a milhares de anos e foi construída e moldada durante todos os anos por várias culturas e povos diferentes até chegar ao século XXI. O advogado é responsável pela garantia da justiça e da busca pelos direitos da sociedade. A data de hoje foi escolhida para celebrar este profissional, pois em 1827, foram criadas as duas primeiras faculdades de Direito no Brasil – a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, na cidade de São Paulo, e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco.

E para falar um pouco mais sobre a profissão e como está o mercado de trabalho para o advogado, conversamos com a professora do curso de Direito da Faculdade São Luís de França, Eline Mendonça, que começou falando sobre os desafios enfrentados pelo profissional .

De acordo com a professora, os profissionais do Direito são desafiados com o surgimento de novos direitos. “Em se tratando o Direito de ciência social é a partir da sociedade e para atendê-la que a ciência jurídica trabalha. Como a sociedade está em constante movimento estabelecendo novas relações, novas maneiras de solucionar seus problemas exige-se do Direito essa atualização constante. Portanto, o profissional do Direito está em constante construção de conhecimento”, afirmou.

A advogada também destacou que o mercado de trabalho para o profissional do Direito é vasto e há oportunidades para aqueles que prezam pela atualização do conhecimento e permanecem estudando. Para quem pensa em trabalhar com Direito, Eline ressalta que a profissão retribui na mesma medida que você se dedica a ele. “O profissional que valoriza o Direito seguramente é valorizado por ele. Enfim, é uma via de mão dupla muito frutífera e muito rentável”, explicou.

Segundo Eline Mendonça, desde de muito nova elaborava pensamentos sobre justiça e fazia questionamento sobre o que era justo ou injusto. “Meu senso crítico sempre foi muito aguçado e essa característica me impulsionava aos questionamentos e consequentemente rumo às soluções para as problemáticas sociais. Quando cursei Direito constatei que era vocacionada para o exercício da Advocacia. Advogo há 14 anos e meu coração permanece palpitando mais forte quando olho para o cliente com uma solução jurídica. Tenho consciência que desempenho uma função honrosa, importante porque interferimos diretamente no tecido social promovendo mudanças e soluções”, relatou.

Ainda de acordo com a professora, mesmo após todos esses anos ainda é possível experimentar muita paixão nas audiências e sustentações orais. “O compromisso que atei com a Advocacia foi de entregar sempre o meu melhor e permanecer em processo contínuo de melhoramento trazendo novos olhares, novas possibilidades, dedicação e muito estudo”, finalizou.

Compartilhe: