Veja algumas dicas para concurseiros de primeira viagem

Female student doing homework, view from above

A instabilidade no setor privado faz com que muitas pessoas sonhem com uma vaga no serviço público. Além da estabilidade, bons salários, progressão de carreira e horários mais flexíveis, são fatores primordiais que levam milhões de pessoas aos cursinhos e locais de prova.

Se você também está pensando em seguir por esse caminho, deve estar cheio de dúvidas, afinal nem todo mundo é acostumado com a rotina de concurseiro e quem deseja entrar nela enfrenta, inevitavelmente, um “mar” de incertezas.

Para ajudar os concurseiros de primeira viagem separamos algumas sugestões:

1 – Pesquise sobre concursos – se você quer ser um concurseiro, o primeiro passo é ter foco e o segundo organização. Não adianta “atirar para todos os lados” e estudar horas e horas por dia sem ter objetivo. Pesquise sobre as carreiras públicas, órgãos que têm concurso previsto para, só assim, escolher aquele ao qual você vai se dedicar. Escolhido o concurso, vá atrás de editais anteriores, provas, simulados e certames similares;

2 – Ambiente de estudo – não importa se em casa, no escritório ou na biblioteca, você precisa escolher um ambiente favorável para estudar. Além de foco, concurso público exige concentração e memorização. Deixe esse espaço confortável, atrativo e aconchegante, afinal você vai passar boa parte do seu tempo nele!

3 – Faça um cronograma – esta é uma etapa importante para quem pretende estudar por conta própria. Para iniciar é preciso estipular algumas regras e ter muita disciplina para cumprir o cronograma proposto. O ideal é ler o edital e de posse do certame que será abordado elaborar um horário com as matérias que deverão ser estudadas. Comece a organizar uma a uma e veja quais são as que você tem mais dificuldade e aquelas que necessitam apenas de uma revisada;

4 – Estude online – algumas pessoas entendem por estudar sozinho ficar longe de tudo que for externo, mas não é bem isso. Existem muitos materiais com excelente conteúdo para concursos públicos na internet, são aulas, apostilas, vídeos com dicas no youtube, enfim, estudar sozinho não quer dizer que você esteja só.