Dia do Nutricionista: professora da FSLF fala sobre atuação e desafios da profissão

No dia 31 de agosto é comemorado o Dia do Nutricionista, profissional que cada vez mais vem ganhando espaço e tem tido seu trabalho reconhecido na área da saúde. O profissional formado em nutrição pode ter uma carreira ampla, pois a área de atuação é bastante diversificada. A profissão oferece oportunidades para atuar em consultórios, clínicas, hospitais, hotéis, restaurantes, indústrias e redes de alimentos.

Para falar um pouco mais sobre as perspectivas para a Nutrição, conversamos com a coordenadora do curso de nutrição da Faculdade São Luís de França, Júlia Franco, que pontuou o crescimento do espaço no mercado de trabalho. “Ainda no ano passado, foram reconhecidas 34 especializações pelo Conselho Federal de Nutricionista, das quais se inserem aqueles profissionais que possuem amplo conhecimento naquela área. Ainda, vale lembrar que a nutrição tem se inserido cada vez mais no mercado convencional, no setor da alimentação, estética, saúde, performance esportiva e na ciência”, afirmou.

A nutricionista também destacou o empreendedorismo dentro da nutrição, que vem chamando a atenção dos profissionais por ser uma forma não convencional, mas que tem tido cada vez mais visibilidade no cenário pós-pandêmico. “Por isso, é muito importante continuar investindo em conhecimento e na educação, buscar cada vez mais se aprofundar nas temáticas, na área de atuação pretendida e buscar oportunidades de trabalho nessas áreas. Também sugiro sempre que o profissional esteja por dentro das novidades do mercado de trabalho, como a inserção nas redes sociais para divulgação dos trabalhos e para alcançar um público cada vez maior”, ressaltou.

Apesar do crescimento, a coordenadora também pontuou alguns desafios, como a continuidade na luta por melhorias no piso salarial, pelo reconhecimento da atuação do nutricionista nas equipes multiprofissionais, o combate à fome e a luta para garantia do direito humano à alimentação adequada e saudável.

Sobre o que a motivou a escolher a nutrição como profissão, Júlia Franco, afirmou que escolheu a carreira por ser uma profissão que está diretamente ligada com a possibilidade de prevenir doenças no futuro. “Trabalhar com alimentação é sempre fazer escolhas que possibilitarão que o indivíduo esteja com todas as suas potencialidades, na busca por sua melhor versão. Aos enfermos, a nutrição também é capaz de proporcionar mais qualidade de vida e longevidade. Não menos importante, a alimentação ainda é motivo da geração de grandes memórias afetivas, de causar prazer e bem estar a toda a população, por isso, é algo que me realizo todos os dias. Por incentivar que a alimentação saudável esteja cada vez mais presente nessas situações”, concluiu.