Saiba mais sobre os cursos de extensão e suas vantagens

Se você está cursando o ensino superior certamente já deve ter ouvido falar sobre os cursos de extensão, mas você sabe exatamente o que é e qual a importância? O curso de extensão universitária tem como objetivo oferecer uma formação de curta duração para complementar a graduação com conteúdos específicos sobre determinados assuntos. Ele conta com uma carga horária reduzida, por isso o seu ensino é bastante objetivo, aliando teoria e prática.

Outro fato que sobre os cursos de extensão é que eles devem seguir a lei № 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e as bases da educação nacional, mas deixa para as universidades as regulamentações específicas sobre o que é oferecido.

Uma vantagem desse tipo de curso é que eles têm curta duração, não podendo ultrapassar carga horária de 360h, sendo assim, as despesas com inscrições ou mensalidades costumam ser mais baixas, o que facilita a participação dos estudantes. Os cursos de extensão são uma forma do aluno turbinar o seu currículo e adquirir novos conhecimentos com um ótimo custo-benefício.

Para participar não é obrigatório ter concluído o curso superior, no entanto, é necessário verificar com a instituição de ensino ofertante quais são os requisitos estabelecidos para participação na modalidade. Os cursos de extensão são voltados a áreas específicas do conhecimento e não devem ser confundidos com pós-graduação.

A principal diferença entre os cursos é que na pós-graduação é necessário o diploma do curso de graduação, ao contrário da extensão universitária. Além disso, a pós-graduação é dividida em lato sensu e stricto sensu e essas modalidades possuem direcionamentos distintos.