Dieta restrita de leite: nutricionista explica como substituir o alimento de forma saudável

A dieta sem leite animal pode ser iniciada por inúmeros fatores, como intolerância à lactose, escolha por um estilo de vida vegano e diminuição de gorduras. Seja qual for o motivo, é importante se informar sobre essa nova dieta antes de iniciar o novo plano de alimentação.

Sobre o assunto conversamos com a professora do curso de Nutrição da Faculdade São Luís de França, Dra. Anne Karoline de Souza, que começou falando um pouco sobre os casos de intolerância à lactose, que refere-se a incapacidade total ou parcial do organismo em digerir a lactose (o açúcar do leite).

De acordo com a explicação da nutricionista, o problema é consequência da deficiência ou ausência da enzima lactase. “Esta enzima quebra a lactose (lactose e galactose) facilitando o processo digestivo. As principais causas da intolerância à lactose são: deficiência congênita da enzima; redução da produção da lactase como consequência de doenças intestinais e/ou uso prolongado de antibióticos; deficiência primária relacionada a diminuição da produção de lactase, em função do envelhecimento (em algumas etnias)”, relatou.

A profissional também destaca que há diferença entre intolerância à lactose e alergia à proteína do leite. A primeira é reflexo da má digestão da lactose, já a alergia à proteína do leite de vaca (APLV) é uma reação do sistema imunológico às proteínas do leite, principalmente à caseína, à beta-lactoglobulina e à alfa-lactoalbumina.

Mesmo com uma dieta restrita do leite e seus derivados, a nutricionista Anne Karoline explica que é possível manter uma dieta saudável. “Boa parte dos intolerantes conseguem ingerir pequenas quantidades de lactose em sua dieta. Além disso, indivíduos com intolerância à lactose podem escolher derivados do leite com menores níveis de lactose, quando comparados ao leite comum, como por exemplo, iogurte e queijos maturados. Leite e derivados sem lactose ou com baixo teor de lactose, disponíveis na maioria dos supermercados, apresentam composição nutricional idêntica à do leite comum, a única diferença é a adição da enzima lactase”, afirmou.

Ainda segundo a professora da FSLF, caso o intolerante à lactose queira inserir outros alimentos, pensando no aporte de cálcio, boas opções são as sementes (gergelim, chia), leguminosas (soja, grão-de-bico, feijão branco) os pseudocereais (amaranto). Além disso, vegetais folhosos verde-escuros (espinafre, rúcula, brócolis, acelga chinesa) apresentam um bom aporte de cálcio, embora a absorção seja menor, quando comparados aos alimentos supracitados.