Já ouviu falar em Enfermagem Forense? Saiba mais sobre essa área em ascensão no mercado

Quando pensamos em enfermagem, a primeira coisa que vem à cabeça é o trabalho dentro de hospitais e clínicas. Mas você sabia que o enfermeiro pode atuar em equipes de investigação criminal? Isso mesmo, a Enfermagem Forense é uma das áreas de atuação desse profissional e está em ascensão.

De acordo com a professora do curso de Enfermagem da Faculdade São Luís de França, Keila Cristina Costa Barros, o enfermeiro forense atua com assistência aos envolvidos em diferentes casos de violência, o que envolve o atendimento à vítima, familiares, agressor e à sociedade, desempenhando um papel fundamental ao longo de investigações criminais.

“Seu papel envolve o atendimento às vítimas, identificação de lesões, coleta de evidências, auxiliando no tratamento de vítimas de estupro e de violência doméstica, entre outras atividades. Na Enfermagem Forense é fundamental avaliar as condições da ocorrência e ter o cuidado necessário para que a vítima tenha os seus direitos respeitados”, explicou.

Os profissionais especializados na área forense encontram diversas oportunidades no ambiente profissional, sendo possível trabalhar em escolas, presídios, na comunidade, nos hospitais, especialmente no setor de emergência, nos centros de saúde e instituições médico-legais. O mercado de trabalho para um enfermeiro forense, está em ascensão e seu reconhecimento é cada vez maior. “Essa é uma área promissora, e demanda uma boa preparação e dedicação para enfrentar os desafios que surgiram pelo caminho, uma vez que o Campo ainda é muito novo aqui no Brasil, mas é uma área que oportuniza grandes chances na profissão”, afirmou.

Ainda segundo a professora, o papel do enfermeiro forense é de extrema importância, pois atua juntamente com uma equipe multidisciplinar, a solucionar problemas médico-legais do espaço clínico ou da comunidade em que foram encontrados. Diante disso, o profissional precisa ter responsabilidade no que diz respeito à defesa do paciente, resultado de sua maior sensibilidade para com as vítimas e seus familiares.

Para se tornar um enfermeiro forense se faz necessária ter uma pós-graduação o que eleva o profissional para o mercado de trabalho, além de capacitá-lo da melhor forma para sua atuação, desenvolvendo habilidades apuradas.