Alunos do curso de Direito da FSLF participam do 1º Júri simulado da instituição

Alunos do curso de Direito da Faculdade São Luís de França participaram na noite dessa segunda-feira, 26/09, do primeiro Júri simulado realizado pela instituição. Sob os olhares da coordenação do curso e de professores, estudantes do 1º e do 8º período foram atores de uma experiência de aprendizagem enriquecedora.

De acordo com a coordenadora do curso de Direito, Normandia Brayner, esse trabalho foi uma iniciativa do professor Marcelo Mesquita que acompanha os alunos desde a disciplina de Direito Penal I. “Eles têm a formação completa de Penal com o esse professor e finalizando essa caminhada no processo penal, Marcelo teve a iniciativa de fazer esse júri simulado que trouxe toda uma movimentação e deixou todos os alunos estimulados”, destacou.

A coordenadora também ressalta que o júri simulado é muito importante, pois possibilita que o aluno, através da simulação, tenha a possibilidade de ver o que acontece na prática. O significado de um trabalho como este é possível identificar através dos relatos de uma das alunas que participou do trabalho.

Para Késia Bezerra, 8º período, fazer parte do 1º Júri simulado da FSLF foi sem dúvidas uma experiência desafiadora, e, sobretudo, enriquecedora. “Para a turma, que vivenciou boa parte do curso ao longo da pandemia, ter a oportunidade de voltar a viver práticas como essa é mais um ponto de motivação para seguirmos os estudos.  Além da felicidade, expresso também a gratidão ao nosso mestre, Prof. Marcelo Mesquita, que nos acompanha desde o início do curso nas disciplinas de direito penal e processo penal, pelos ensinos, pela condução e por acreditar em nossa capacidade nos proporcionando essa tão importante experiência”, afirmou.

E para quem está acabando de chegar na faculdade, essa também foi uma oportunidade marcante. O aluno do 1º período, José Romário Aragão da Silva, estava na sala como espectador e se sentiu motivado. “É uma experiência única porque é importante termos uma base de como é o curso e o que nos espera na nossa profissão, foi muito importante, já começamos com o pé direito”, relatou.

O 1º Júri simulado foi um momento ímpar para os alunos, mas muito significativo também para os docentes. A professora Flávia Regina Vieira, que leciona a disciplina de Introdução em estudo ao Direito, destacou a importância de aliar a teoria à prática jurídica. “Os meninos do 1º período tiveram a oportunidade de ver como funciona o tribunal do júri e estão participando como jurados, eles vão ajudar na sentença. E nisso já alinha alguns conceitos de direito com a prática, fazendo com que desde o início o nosso aluno já tenha contato com a prática da profissão”, finalizou.

Além dessa experiência do Júri simulado, os alunos do curso de Direito também participam de outras atividades extensionistas e do escritório modelo para que já possam sair da faculdade com conhecimento sobre esse dia a dia do profissional de direito.