MENU
Menu Principal

Saiba mais sobre o curso de enfermagem e algumas das principais disciplinas 


às 16h31
Presença e atuação do profissional de Enfermagem é importante para tranquilizar o paciente na realização das cirurgias (Reprodução/Cofen)
Presença e atuação do profissional de Enfermagem é importante para tranquilizar o paciente na realização das cirurgias (Reprodução/Cofen)
Compartilhe:

O curso de Enfermagem pertence às Ciências Biológicas e é oferecido em grau de bacharelado e licenciatura. Enquanto a licenciatura é mais focada na formação de professores e parte da grade curricular envolve disciplinas da área da Pedagogia, o bacharelado oferece uma formação mais completa e generalista, que permite ao aluno assumir outras responsabilidades e atuar como enfermeiro em muitos lugares após se formar. A duração varia entre 4 e 5 anos.

Nos primeiros semestres do curso as disciplinas na maioria são teóricas, já nos anos finais, as atividades têm foco na prática da profissão. O estágio é obrigatório e possibilita o contato do futuro enfermeiro com pacientes reais.

São dois os tipos de estágio para o aluno de enfermagem: o curricular, que compõe a grade da graduação e é supervisionado por um professor da instituição de ensino; e o extracurricular, que é realizado fora do curso e deve ser monitorado por um enfermeiro do local de trabalho.

Para você que pretende cursar enfermagem ou está iniciando a graduação, separamos nesse texto algumas das principais matérias encontradas ao longo do curso e que dão uma noção de como a profissão é ampla na área de aprendizagem e atuação.

1 – Anatomia Humana: disciplina com grande carga prática, em que os alunos estudam as partes do corpo, o organismo humano como um todo e seu funcionamento.

2 – Bases Conceituais do Cuidar: é uma introdução à prática da Enfermagem e serve para criar no estudante um olhar crítico a respeito de sua formação, refletindo sobre as melhores maneiras de cuidar dos pacientes.

3 – Enfermagem em Primeiros Socorros: nessa matéria o aluno vai lidar com atendimentos de caráter de urgência, desde curativos até o encaminhamento aos especialistas.

4 – Administração Aplicada à Enfermagem: bases teóricas da administração hospitalar, desde como gerir a equipe até os métodos de trabalho do enfermeiro no ambiente clínico.

5 – Farmacologia: nessa disciplina o aluno aprende como manusear e a administrar medicamentos corretamente, suas ações, efeitos colaterais no organismo humano e como proceder para diminuir efeitos desagradáveis causados pelos remédios.

6 – Imunologia: apresenta o funcionamento do sistema imunológico humano e como ele responde aos ataques de enfermidades causadas por vírus, bactérias e tumores.

Compartilhe: