MENU
Menu Principal

Conheça alguns dos artesanatos típicos de Sergipe 


às 16h38
Compartilhe:

Na nossa série de cultura dessa semana vamos apresentar um pouco da riqueza do artesanato sergipano. O nosso estado é rico em manifestações culturais, riquezas naturais e também de artesanato, que muitas vezes são tradições passadas por gerações.

Algumas cidades são destaque e tornam-se referências na arte de produzir belezas. Para você se inteirar um pouco mais dessas riquezas típicas de Sergipe, separamos alguns dos artesanatos mais famosos:

1 – Renda Irlandesa – essa é uma das maiores expressões do artesanato sergipano e é característica do município de Divina Pastora. Esse tipo de renda exige mão-de-obra bem treinada, cuidadosa e paciente e tem como maiores expressões Dona Alzira e Dona Zu.

2 – Rendas de Bilro – no município de Poço Redondo, o destaque é para as rendas de bilro geralmente produzidas por idosas do município. Como o nome sugere, o instrumento utilizado para a execução deste tipo de renda são os bilros, peças de madeira que não excedem a 15cm, compostas de uma haste com a extremidade em forma de bola.

3 – Rechilieu – na cidade de Tobias Barreto esse tipo de bordado ganhou fama. A produção do bordado começa com os desenhadores e estampadores, depois os tecidos seguem para as bordadeiras acompanhadas de uma chapa com as indicações das cores e pontos a utilizar.

4 – Cerâmica – quando o assunto é a cerâmica, a capital sergipana é a cidade de Santana do São Francisco, que tem o manuseio do barro como sua principal fonte de renda. São jarros, moringas, animais característicos do sertão, enfim, na cerâmica os artesãos locais retratam o dia a dia do sertanejo. Alguns dos mais conhecidos são Beto Pezão, Cachoba, Cristina Francisca Pires, Zé de Flora, Edilson Fortes e Pedro das Pedras, que criam obras de arte que encantaram os visitantes da cidade.

5 – Palha – peças em palha também fazem parte do artesanato sergipano, se você for passear pelos  municípios de Brejo Grande, Pirambu e Pacatuba, vai encontrar uma variedade de produtos feitos a partir do material.

Compartilhe: