MENU
Menu Principal

Saiba o que é e a importância do código de ética profissional


às 13h16
Compartilhe:

Independente da sua área de atuação, a ética estará presente no seu trabalho dia a dia. Você sabia que alguns casos, ao não atuar de forma adequada você pode até sofrer punições ou perder seu registro profissional? Por isso, estudar a ética profissional é muito importante para que você possa agir da maneira correta, de acordo com os valores do cargo.

A ética profissional é entendida como um conjunto de parâmetros que guiam atitudes corretas e honestas em uma profissão ou empresa. Para facilitar que tais preceitos sejam seguidos, cada ramo e organização conta com seus códigos de ética.

O objetivo principal de se existir um código de ética é preparar os profissionais para que tenham posturas corretas e coerentes diante dos desafios que virão. Esses Códigos de Ética criados pelos Conselhos existem para padronizar procedimentos operacionais e condutas de comportamento, garantindo a segurança dos profissionais e dos usuários de cada serviço.

Eles estabelecem princípios ético-morais de determinada profissão, e preveem penas disciplinares aos trabalhadores que não obedecerem aos procedimentos e normas de sua área, protegendo a sociedade de injustiças e desrespeito em qualquer esfera. Por isso, cabe ainda aos Conselhos a função de fiscalizar o cumprimento dos Códigos de Ética

Compartilhe: