Semana de Direito da FSLF aborda temas que destacam o papel social do profissional

Nos dias 19 e 20 de outubro a Faculdade São Luís de França realizou a Semana de Direito, que este ano voltou ao formato presencial e em cada dia de evento reuniu mais de 300 alunos por noite. Com o tema central ‘O Papel do Profissional de Direito no Alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)’, as palestras discutiram temas da atualidade.

De acordo com o coordenador pedagógico, Yan Charlot, para a escolha dos temas foram pensados os desafios que se apresentam para o estudante de direito e que ele vai enfrentar em algum momento como profissional. “Chegamos a conclusão de que seria importante abordar os objetivos do desenvolvimento sustentável, que refletem um conjunto de objetivos a serem atingidos por todos os países. Um dever coletivo de todos em prol do desenvolvimento humano”, concluiu.

A palestrante Letícia Mendes Carvalho, apresentou junto com Bruna Aragão uma palestra sobre o Direito Sistêmico e uma nova forma de olhar para o advogado em qualquer área do Direito. “Essa nova abordagem traz não somente a perspectiva do direito em si, mas amplia o olhar para outras disciplinas de uma forma interdisciplinar. Traz a ampliação de olhar para que a prestação jurisdicional que se busque, ela seja adequada considerando algumas questões, não só do que se consegue ver, mas com ampliação sistêmica do problema que está ali para ser solucionado”, explicou.

Outro convidado da noite foi o defensor público Élber Batalha, que levantou a temática dos desafios e importância do trabalho desempenhado pelo Defensor Público. “Trouxe para a palestra a importância da Defensoria pública na redução das desigualdades sociais, pois essa é a razão de ser da Defensoria. E o meu desafio foi passar para os alunos dos diversos períodos a ideia do que é ser defensor, as atribuições, responsabilidades, a missão, essência do defensor. Essa é uma área que o profissional tem que ter empenho, afinco e dedicação, pois ele leva o Direito para os mais pobres”, afirmou.

Para os alunos, o evento também foi uma oportunidade ímpar. João Pedro dos Santos, aluno do 6º período de Direito, participou como monitor geral da organização do evento. “Essa já é a minha segunda graduação em São Luís e sei da importância de participar ativamente dos projetos desenvolvidos pela faculdade. Não só o processo operacional agrega muito, mas também por conta do conteúdo pedagógico. Aqui temos o contato com um conteúdo interdisciplinar, uma oportunidade de adquirir conhecimento para a profissão e também para a vida pessoal”, relatou.

A coordenadora do curso de Direito, Normandia Brainer, destacou o comprometimento de todos para a realização do evento e ressaltou a importância da participação dos alunos. “Em sala de aula eles veem muitos aspectos teóricos da vida profissional, mas essencialmente quando você tem um evento com temas inovadores, permitimos que o aluno amplie o olhar e tenha uma visão totalmente diferente da teoria e prática. É um enriquecimento cultural e todo advogado tem que ter com ele”, salientou.