Matemática no ENEM: veja alguns assuntos que precisam de mais atenção nos estudos

A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) está se aproximando e um dos grupos de questões está relacionado à Matemática e suas Tecnologias, que engloba os conteúdos de Matemática trabalhados no Ensino Médio.

Não é possível prever 100% o que será cobrado nas questões da prova, mas conhecendo e tendo familiaridade com outras edições do Exame é possível perceber que alguns temas estão mais presentes nas questões.

Apesar da matemática ser um assunto extenso e trazer muitas operações e conceitos, o Enem tem um foco prático, por isso, as questões dão mais atenção à aplicação da matéria no nosso dia a dia.

Veja alguns dos assuntos de mais destaque:

Funções

As funções matemáticas correspondem às relações entre dados (normalmente, entre conjuntos). É o que acontece quando definimos uma coordenada com um valor e a outra com um número diferente. No Enem, esse é o tema mais cobrado porque as equações fazem parte do nosso cotidiano.

Leitura de gráficos

E, já que estamos falando de funções, não podemos esquecer dos gráficos. Eles são a representação “visual” de uma função e indicam, por exemplo, uma tendência, um crescimento. Na prova o estudante deve interpretar os gráficos, como fazer estimativas para valores futuros ou explicar o que eles representam.

Porcentagem

A Matemática Financeira tem grande importância no cotidiano. Cada vez que você paga algo e recebe o troco, por exemplo, esse assunto está envolvido. Nesse caso, a porcentagem costuma ser o tema mais relevante.

Estatística e probabilidade

A estatística envolve algumas análises, como de pesquisas e controle de qualidade. Mais que calcular, é preciso interpretar as informações da maneira adequada. Além disso, há a probabilidade, que inclui as chances de certos eventos acontecerem.

Razões e proporções

Tratam-se de conceitos que estão diretamente ligados ao quociente. A razão é o quociente de dois números, ao mesmo passo em que a proporção é a igualdade entre duas razões.

.