Dia do Servidor: saiba mais sobre essa carreira

Nesta sexta-feira, 28 de outubro, é comemorado o Dia do Servidor Público. A carreira é um sonho e meta de vida de muita gente, que se dedica dia e noite para conseguir uma vaga no serviço público. Pensando em homenagear esses profissionais que fazem parte do nosso dia a dia, atuando em bancos, escolas, universidades e em secretarias públicas, preparamos um texto para conhecermos um pouco mais sobre o servidor.

O serviço público atrai o interesse de muita gente pois oferece alguns benefícios bem atrativos, como estabilidade, salários mais atrativos que os pagos por meio da CLT, menor cargahorária de trabalho em alguns casos, possibilidade de ascensão na carreira, aposentadoria integral, entre outros. O grande diferencial desse vínculo empregatício, é que ele não é regulamentado pela Consolidação das Leis do Trabalho, mas por leis específicas voltadas para funcionários públicos.

Como se tornar um servidor?

Para se tornar um servidor público é necessário muita dedicação e foco nos estudos para conseguir êxito nas provas que costumam ser bem concorridas. Além disso, é preciso atender os seguintes pré-requisitos: ser brasileiro nato ou naturalizado; estar em dia com obrigações eleitorais e militares; ter pelo menos 18 anos de idade; ter aptidão física e mental, e ter a formação necessária exigida para o cargo desejado.
Outras regras também podem ser exigidas em alguns concursos públicos, de acordo com cada estado ou com a vaga para a qual o concurso de destina.

O que faz o servidor?

Como o servidor é um regime de trabalho, existem diversas vagas em diferentes áreas que são disponibilizadas pelos órgãos públicos. Dessa forma, a função vai variar a depender da sua profissão e vaga para a qual ele prestou o concurso e foi aprovado.

Para seguir a carreira como servidor não é preciso ter o nível superior, pois muitos concursos trazem vagas para ensino médio, mas, as melhores oportunidades e salários estão para aqueles que têm uma graduação. Títulos de pós-graduação, mestrado e doutorado também contam para quem é concurseiro.